80s toys - Atari. I still have
Crash & Spyro Legacy
18/05/22 11:12
HomeBlogFangamesFanficsFanartsParceirosSobre
Dados Técnicos

Criador: Fagner da Luz dos Santos
Consoles
: PlayStation 2, XBox 360, J2ME
Classificação Indicativa: +10
Gênero: Aventura / Plataforma
Número de jogadores: 1 a 2 Jogadores (1 a 8 Jogadores no Battle Mode)
Chegou ao site: como criação do próprio webmaster

Esta é uma versão remasterizada da Fangame com a qual ganhei o Concurso Cultural 2011 do site Dragons & Bandicoots e a qual Caco Human surgiu. Ela foi revisada, mas sem perder a essência e a história original. Espero que gostem!

 

Muitas vezes criamos jogos, mas nem se quer nos lembramos de uma capa. Essa é a capa da versão Norte-Americana do meu jogo que eu desenhei (está "meio" feio, mas da pra entender o que imaginei na época):


O logo da Activision é de propriedade da mesma. Este jogo não tem nenhuma relação com a empresa mencionada (obviamente). Ignore o logo da Naughty Dog nesta capa, já que este fazia parte da versão antiga da fangame.



NOME: Crash Bandicoot: Survival! ("Kurasshu Bandikū: Dai Jū Sunpō o Sonzoku" no Japão, que traduzindo significa "Crash Bandicoot: Surviving the 10th Dimension")


CRIADO POR: Fagner da Luz dos Santos
CONSOLES: PlayStation 2, XBox 360 e uma versão Mobile (celular Java/J2ME).
Nº. DE JOGADORES: 1 a 2 Jogadores (1 a 8 Jogadores no Battle Mode)
ESTILO: Aventura
PRODUTORA: FLS Gaming Projects
DISTRIBUIDORA: Activision


MODOS DE JOGO:

Adventure Mode -> o modo principal da história do jogo, onde você joga sozinho ou com um amigo.

Battle Mode -> o modo em que há competições que podem ser jogadas com até 8 jogadores em partidas locais ou online (informações mais a frente).

Records -> os recordes que você conseguir no Battle Mode.

Options -> ajusta as opções do jogo (som, tela, controles, um menu de cheats em que você insere cheats através de palavras e vê os cheats já ativos, etc.).

Extras -> uma galeria de imagens, vídeos e muito mais que serão liberados durante o Adventure Mode (ou por cheat, caso goste de jogar sujo). Os itens deste menu também podem ser vistos através do menu de pausa durante o Adventure Mode.

NOTAS INICIAIS:
1º) Os personagens voltaram a ter os velhos visuais que tinham em Crash Twinsanity com pequenas alterações. Se você gosta mais dos visuais de Crash of the Titans ou Crash: Mind Over Mutant (eu detestei. A maioria deles ficou ruim), vai ficar sentido.
2º) O jogo voltou à velha jogabilidade que tinha em Twinsanity, porém com um sistema de movimentos mais semelhante aos clássicos do PSone. Se você acha que Titans e Crash: Mind Over Mutant (os jogos ficaram bons, mas eu achei que fugiu muito dos padrões de Crash Bandicoot) são melhores que o Twinsanity, você odiará esse jogo.
3º) Os diálogos estão em português para facilitar o entendimento e a leitura, mas lembre-se que o idioma original é o inglês;

4ª) Fases do tipo "Normal" são fases normais, onde o jogador explora, quebra caixas, coleta wumpas e jóias, etc.;

HISTÓRIA, FASES, ITENS, MECÂNICA DO JOGO (explicarei tudo isso junto a partir daqui):

ADVENTURE MODE:

VÍDEO INICIAL
A história começa seis meses depois dos eventos de Crash Twinsanity. Tudo corria bem em N. Sanity Island, os bandicoots cuidavam de seus afazeres, ou melhor, de sua folga, já que estavam do lado de fora da casa e estavam junto de uma churrasqueira improvisada, Coco e Aku Aku cuidavam do fogo, enquanto Crunch chegava com um pouco de lenha, enquanto isso, Crash brincava com os mascotes, Pura e Polar, que parecia tê-lo perdoado desde o incidente em Crash Bandicoot 2 em que o bandicoot montou nele, fazendo-o mais tarde a se unir aos vilões em Twinsanity para bater nele com um taco de baseball, mas Crash não parecia lembrar e nem se importar com isso. O fato é que Cortex nunca mais tinha incomodado depois que ficou preso dentro do cérebro de Crash, ninguém sabia que ele estava lá, todos achavam que o Psychetron tinha levado Cortex para alguma dimensão antes de entrar em curto-circuito, com exceção do próprio Dr. Neo Cortex. Ele estava lá, acuado em um canto, seu olhos estavam vermelhos como de alguém com insônia e abatido como alguém com muita fome, a imagem de Crash diante de seus olhos, todos os dias, sempre feliz era um verdadeiro pesadelo. Cortex passava seus dias imóvel naquele canto, tentando esquecer que estava lá, o ódio por Crash crescia a cada minuto, apesar do tempo parecer nunca passar e como uma bomba, a paciência de Cortex estourou:
- Eu não aguento mais! – gritou ele levantando-se rapidamente. – Haaaaaaa!
Cortex investe contra as imagens de Crash a fim de atacá-las. Ele acerta uma cabeçada em um deles, ele cai, mas levanta como se nada tivesse acontecido. Cortex então relembra que qualquer coisa criada pela mente de Crash que ele tente enfrentar é invencível pelo fato de Crash mandar em sua mente. Os Crashes começam a sorrir e depois começam a correr atrás de Cortex.
- Eu tenho que sair deste inferno agora ou ficarei louco! – disse ele antes de começar a fugir.
Os Crashes começam a criar objetos para usar como armas, vemos Crashes com bazucas, jetpacks, wumpas, espadas e outros, sendo eles com os mais variados tipos de vestimenta de acordo com a arma (nessa cena temos alguns Easter Eggs, um dos Crashes está vestindo uma armadura divina oriunda do mangá/anime Saint Seiya/Os Cavaleiros do Zodíaco, outro está vestido como Parappa the Rapper da série de jogos do mesmo nome, outro está armado com um taco de Baseball vestido como um membro dos Baseball Furies do filme The Warriors/Os Selvagens da Noite, outro é o peixe-bandicoot das fases pré-históricas do Crash 3, outro é um Fake Crash e por aí vai). Um deles, vestido como operário de construção, tenta atacá-lo com sua marreta, Cortex se assusta e escorrega para trás, desviando do golpe, que acerta a própria parede do cérebro de Crash e nesse momento os bandicoots ficam enfraquecidos e aparentam querer desaparecer por alguns segundos, antes de voltarem ao normal. Cortex sorri, percebendo que ele poderia causar sérios danos ao cérebro de Crash ao dar pancadas nele. Ele se levanta e apanha a marreta daquele Crash que havia caído no chão quando olha para frente e vê outro Crash vindo de moto para atropelá-lo, esse usando a mesma vestimenta e moto do Crash 3, então ele dá uma marretada com toda a sua força na parede do cérebro. Imediatamente aquele Crash de moto desaparece e alguns outros deles começam a cair no chão como se estivessem com dor de barriga e começam a desaparecer.
- Sim! MWAHAHAHAHAHAHAHA! – solta ele sua risada maligna antes de dar outra marretada.
As consequências da batalha de Cortex logo começam a aparecer no corpo de Crash, a visão dele começa a ficar distorcida e ele cai no chão, colocando as mãos na cabeça, se contorcendo como se sentisse uma forte dor de cabeça.
- Waaargh! – gritou Crash ao cair.
- Crash?! O que está acontecendo? – gritou Coco ao correr ajudar o irmão.
Todos ficaram preocupados sem entender o que estava acontecendo com ele.
- Será que o Doutor Cortex tem algo a ver com isso? – perguntou Aku Aku.
- Que besteira, não viu quanto sorvete de wumpa ele comeu? Deve ser dor de cabeça de sorvete... – disse Crunch.
- Waaaaaaaargh! – gritou Crash, mais forte desta vez, ele gemia e suava frio.
- Não. – disse Aku Aku, com a sua sabedoria. – Isso não é normal. Coco, o que houve com o Doutor Cortex naquele dia?
- Bem... – em meio a um flashback, Coco começa a contar o que aconteceu. – Depois que eles voltaram da 10ª Dimensão, Cortex tentou usar o Psychetron para mandar Crash para outra dimensão, mas ele não soube como controlá-lo, ele usou muita energia, fazendo-o entrar em curto-circuito. Depois disso, Cortex desapareceu, acho que deve ter sido engolido e mandado para outra dimensão no lugar do Crash. Fiquei assustada naquele momento, a luz foi tão intensa que pareceu ter atingido o Crash, mas depois ele parecia bem e então voltamos para casa.
- Hmm... – Aku Aku fica pensativo por alguns segundos e se prende na face de Crash.
- Espero que ele fique bem... – falou Coco, colocando a cabeça de seu irmão sobre seu colo.
Dentro da cabeça de Crash, Aku Aku aparece como uma imagem e de longe ele olha o que se passava, Cortex continuava batendo no cérebro de Crash, que estava ficando cada vez mais inchado. Ele atravessa para o lado de fora do cérebro para olhar melhor o inchaço.
- Porudega! – disse Aku Aku lançando um tipo de magia que parecia uma poeira brilhante no local afetado. Em seguida, do lado de fora ele finalmente se desprende da face de nosso herói, que abre os olhos, parecendo um pouco melhor.
- Ele está bem? – perguntou Coco.
- Coco, Crunch, eu tenho más notícias. – respondeu Aku Aku antes de começar a explicar. – O Doutor Cortex está preso dentro do cérebro do Crash!
- Isso é pesado! – disse Crunch.
- Parece que o Psychetron o prendeu lá e lá ele estava todo esse tempo. Porém, ele finalmente notou que poderia machucar Crash seriamente se machucasse o cérebro dele. Eu fiz um curativo provisório que vai manter Crash bem por pelo menos uma hora, mas depois disso os danos podem se tornar irreversíveis! Precisamos remover o Doutor Cortex do cérebro do Crash com urgência!
- O iceberg onde está o laboratório de Cortex ainda não derreteu por completo, acho que podemos tirar ele de lá com o Psychetron, só preciso consertá-lo.
- Legal Coco, estamos com sorte! – exclamou Crunch – Encontrei alguns Cristais do Poder quando fui buscar lenha, podemos usá-los.
- Muito bem! Então vamos! – disse Aku Aku.
NO LABORATÓRIO DO ICEBERG DE CORTEX...
Grande parte do iceberg havia derretido, mas o laboratório por enquanto estava lá. Uma batalha acontecia próximo a entrada, N. Gin estava desmaiado embaixo dos escombros de um de seus famosos robôs, N. Brio estava lá, desmaiado também e N. Tropy estava sendo espancado por um garoto misterioso. Ele tinha uma estatura semelhante a do Crash, usava uma camiseta azul marinho com as mangas e listras nos ombros vermelhas, usava uma calça jeans azul e seus tênis eram brancos com detalhes em preto. Seu cabelo era preto, não era liso, mas também não chegava a ser encaracolado, seus olhos eram castanhos.

- Onde está o Doutor Neo Cortex?! – perguntou ele furioso, ao segurá-lo pelo pescoço.
- Não sei e não tenho nada a ver com aquele cabeçudo... Eeh... é uma pena eu ter subestimado você... Se eu usasse meu poder total, você estaria morto...
- Cale-se! – gritou o garoto antes de dar um soco no estômago dele e depois jogá-lo contra a parede, N. Tropy bate a cabeça e cai desacordado.
Crash e seus amigos acabam testemunhando o ocorrido, se perguntando quem era aquele garoto, mas mesmo não querendo entrar em conflito com ele, não podiam perder tempo, a vida de Crash corria risco enquanto Cortex estivesse em seu cérebro.
- Não temos escolha a não ser enfrentá-lo para podermos entrar, vamos! – disse Aku Aku e os outros o seguem correndo. O garoto logo os vê se aproximando e se põe em posição de combate, interrompendo a corrida deles para dentro do laboratório.
- Quem são vocês?! – gritou ele.
- Isso eu quem pergunto parceiro, quem é você? – retrucou Crunch.
- Isso não lhes interessa! Digam-me onde está o Doutor Neo Cortex! Preciso destruí-lo!
Crunch dá uns passos para frente, na tentativa de negociar com ele:
- Escute parceiro, não temos nada a ver com ele, viemos em...
- Não me venha com essa! Whooah! – ele interrompe Crunch, avançando na direção dele. O garoto aplica uma voadora com a sola do pé direito no peito do bandicoot, em seguida gira e acerta outra vez, desta vez com o pé esquerdo, terminando com um golpe de karatê de mão aberta em seu pescoço. Esse último golpe atira Crunch de forma violenta no chão, enterrando-o na neve.
- Crunch! – gritou Coco – Seu monstro!
- Coco, não! – gritou Aku Aku inutilmente.
Ela corre na direção do garoto e tenta dar um soco de esquerda na face dele, golpe que é facilmente defendido por ele com a mão direita. Coco em seguida inicia uma combinação de golpes, mas ele se esquivava e defendia com facilidade. Ela tenta dar um chute giratório na cabeça dele, mas ele se esquiva para baixo e com um movimento rápido para a direita ele acaba ficando na frente de Coco, uma Coco com a perna direita levantada e com a guarda baixa. O garoto então aplica um potente golpe com a palma da mão esquerda na testa da bandicoot, atirando-a violentamente no chão, enterrando-a também na neve. Crash olha para ele de forma séria, como se desejasse lutar.
- Crash, tem certeza que está bem para lutar?
Ele acena com a cabeça para Aku Aku, querendo dizer que estava.
- Venha! – gritou o garoto, se colocando em sua posição de luta.

Fase 0 - Intro = Chefe 0 - ???? ????? - (caso corte o vídeo inicial você não poderá jogar essa luta de chefe, assim como em Crash 2)

Dificuldade: 7/10

Barra de vida: --- (cada hífen representa um hit na barra de vida dele)

- A batalha acontece na entrada do Iceberg’s Lab, o jogo praticamente lhe dará uma oportunidade de testar a sério os controles de jogo e os movimentos de Crash em uma batalha difícil, já de início;
- Você começa com duas máscaras Aku Aku e não é obrigatório você vencê-lo (se bem que ele não dará espaço para você atacar);
- Ele te atacará com vários combos, mas ele não vai se cansar. Apenas desvie e tente atacar;
- Assim como você ele será derrotado com 3 ataques, porém, mesmo que você perca o jogo continuará normal, já que essa fase é um bônus;

- Após essa fase, o Vídeo Inicial continua.

Os dois estavam cansados e o garoto olha para Crash com um sorriso sério no rosto:

- Estou impressionado, nunca lutei com alguém como você antes, apesar do jeito estranho de lutar, você sabe ser um estrategista em combate como ninguém. – ele fica em silêncio por alguns segundos e sua face muda para uma expressão de serenidade. – Não entendo o que estou sentindo, ao olhar para você, sinto como se te conhecesse há muito tempo, como se compartilhássemos nossas vidas, é... estranho. Mas eu não posso perder, essa luta ainda não acabou!

Ele volta para sua posição de combate. Nesse momento, duas estacas de gelo que estavam grudadas em uma das plataformas de cima do laboratório se desgrudam e estão prestes a cair na cabeça de Crash, que com o susto gira e as reflete para o garoto. Ele não se move e ri de Crash por ter errado o alvo.

- Errou!

Nessa hora as calças dele caem e ele acaba mostrando que usa uma cueca samba-canção rosa igual a do Crash. Todos começam a rir da situação.

- Ah, você vai pagar por isso!

Ele levanta as calças e com cara de encapetado parte para cima de Crash, se embolando no chão formando uma nuvem de fumaça (na neve?). Aku Aku olha sem entender como a situação tinha ficado cômica de uma hora para outra e Coco, toda despenteada pelo golpe que recebeu mais cedo grita:

- Chega!

Os dois param e ficam olhando com cara de bobo para ela como se fossem estátuas.

NO CÉREBRO DE CRASH...

Cortex continuava lutando, estava cansado, quanto mais Crashes eram derrotados, mais apareciam. No entanto, o cérebro de Crash já estava bem inchado. De repente, a marreta que Cortex segurava desaparece.

- Esqueci que aquilo também era obra do cérebro desse marsupial estúpido. Oh não!

Ele olha para os Crashes, preparados para aniquilá-lo, quando percebe que um deles estava fantasiado como sua pessoa, sim um Crash vestido de Dr. Neo Cortex. Este tinha em mãos uma pistola de raios.

- Aquele Crash... Humhumhum, se a arma que ele tem nas mãos funcionar como a minha, eu não poderia estar mais feliz de estar aqui, esse Crash é a futura representação do que o verdadeiro irá se tornar! – ele corre na direção daquele Crash – Seu corpo será meu Crash Bandicoot!

DE VOLTA PARA O LADO DE FORA...

Crash e o garoto continuavam parados olhando para Coco, quando...

- Uou! – gritou Crash levando as mãos na cabeça novamente, se contorcendo no chão.

- Crash! – gritou Coco ao correr na direção deles, ela dá uma pancada com o braço esquerdo no peito do garoto a fim de tirá-lo do caminho, derrubando-o.

- Oh não, temos que nos apressar! – falou Aku Aku.

- O que está acontecendo? O que ele tem? – perguntava o garoto, sem ouvir uma resposta.

Crunch pega Crash e coloca em seu ombro e então eles entram apressados para dentro do laboratório.

- Não sei quem são essas pessoas, mas... aquele bandicoot... essas pessoas não são más, não são como meu... tio. – disse o garoto, ficando alguns segundos em silêncio antes de segui-los.

DENTRO DO ICEBERG’S LAB...

Eles sobem o elevador e chegam até a sala do Psychetron.

- Pode consertá-lo? – perguntou Crunch.

- Acho que sim, só preciso de alguns minutos. – respondeu Coco. – Dê-me os Cristais!

Crunch deita Crash no chão e entrega os Cristais para Coco, os quais ele levava em uma pequena mochila que carregava em suas costas. Crash ainda estava consciente, mas parecia fraco.

- Isso é alto, eu preciso de uma escada! – disse Coco desesperada.

Neste momento o garoto entra na sala, percebendo o que a garota bandicoot havia dito, ele olha para o Psychetron e vê uma escada retrátil, ele conclui que Cortex havia instalado-a junto ao aparelho para subir e fazer possíveis reparos. Ele então se aproxima e salta, puxando-a para baixo.

- Aqui está! – disse ele.

- O... obrigada... – disse ela sem entender o porquê dele ter ajudado, mas sem perder tempo ela sobe na escada.

- Mas quem é você afinal? – perguntou Aku Aku ao garoto. – Seu coração não parece ser de alguém cheio de maldade.

-Eu sinto muito por ter machucado vocês... Eu também acho que já passou da hora de me apresentar. Meu nome é Caco Human, New Caco Human Cortex.

- Cortex? – perguntou Crunch.

- Sim, eu sou sobrinho do Doutor Neo Cortex.

- Então a Nina é sua irmã? – perguntava Coco enquanto mexia no Psychetron.

- Não, eu disse que sou sobrinho do Doutor Neo Cortex. Por essa razão, Nina é minha prima. Eu sou do outro lado da família.

Coco fica em silêncio, não entendendo a forma como ele deu a resposta.

- Mas por que está aqui? Qual a razão do seu ódio por seu tio? – perguntou Aku Aku.

- Eu sou mais uma das cobaias do Evolvo-Ray.

- O que? – disse Coco – Ele é um monstro, como pode ter usado seu próprio sobrinho como cobaia?!

- Isso explica a força... – comentou Crunch ao colocar sua mão sobre o pescoço, ainda dolorido.

- Tudo começou há alguns anos... – Caco começa a contar a história, relembrando-a em um flashback. – Meu tio estava em N. Sanity criando animais mutantes com o Evolvo-Ray para dominar o mundo e meus pais haviam me mandado para cá a fim de que eu passasse alguns dias com ele. Ele nunca aceitou o fato de eu não concordar com seus planos de dominar o mundo e por alguma razão, acho que meus pais também não, mas acho que eu era só um garoto ingênuo na época para entender que toda minha família era má. Um desses mutantes era um bandicoot chamado Crash, eu lembro que Cortex estava tendo problemas com ele, acho que ele havia se tornado um obstáculo para seus planos. Eu lembro que quando eu cheguei até lá, alguém me desacordou, lembro vagamente antes de perder totalmente a consciência, ele disse que iria fazer uma mutação diferente em mim, usando os genes desse tal Crash, a fim de me tornar tão forte quanto ele, depois eu não me lembro de mais nada. Quando eu acordei, eu era alguém totalmente diferente, eu só pensava em machucar as pessoas. Ele então me contou sobre seus planos, disse que queria que eu fosse o general de seu exército e me mandou para destruir Crash Bandicoot. Mas eu estava com fome e fui comer umas wumpas antes, Cortex ficou bravo comigo, disse que ia me castigar e disparou o Evolvo-Ray em mim, tomei um grande choque e desmaiei. – Caco para de relembrar terminando o flashback.

- Você disse Crash Bandicoot? – perguntou Aku Aku.

- Sim, por que pergunta?

Aku Aku então olha para Crash deitado no chão.

- Por que o destino é algo curioso. Ele é Crash Bandicoot, nós lutamos juntos para impedir os planos de seu tio, Crash tem sido o arquiinimigo dele durante todos esses anos.

Caco fica então alguns segundos em silêncio, olhando para Crash e comenta:

- Claro, por isso que tive aquela sensação quando o vi ali fora, sinto como se tivéssemos algum tipo de ligação, como se fôssemos irmãos, mesmo sem tê-lo visto antes.

- Deixe-me adivinhar, sua comida favorita são frutas wumpa, não é? – perguntou Coco.

- Sim, por quê? – respondeu ele tirando uma wumpa do bolso e dando uma mordida.

- Você disse que compartilha os mesmos genes de meu irmão, é natural que você sinta ter alguma conexão com ele.

- Seja como for, se eu estou vivo agora, é por causa dele.

- E o que aconteceu depois que você desmaiou? – perguntou Crunch.

Depois de terminar de comer a wumpa, Caco então começa a se lembrar em um flashback outra vez.

- Eu acordei em um lugar estranho e horripilante parecido com N. Sanity, onde o céu era vermelho e cheio de buracos-negros e havia dois sóis. A maldade em mim pareceu ter ido embora depois daquele choque. Eu procurei por ajuda, mas aquele local cheirava a morte, fiquei assustado, qualquer criatura que eu encontrasse queria me matar. Para a minha sorte, eu sabia artes marciais, além de que os poderes que eu ganhei com o Evolvo-Ray continuaram comigo, o que conseguiu me salvar de morrer por lá. Sem saber onde eu estava e sem saber como sair, tive de aprender a sobreviver, tive de crescer e lutar a cada dia na esperança de encontrar uma saída daquele pesadelo. Passou-se o tempo, anos eu acho e eu conheci dois pássaros, Victor e Moritz.

- Quer dizer que você estava na 10ª Dimensão? – perguntou Aku Aku.

- Isso foi o que eles me disseram e que aquela era uma dimensão que existia ao mesmo tempo que a nossa dentro do mesmo universo, só que era uma versão negativa. Eu não entendi muito bem o que isso quer dizer, mas aí eu tive uma noção de onde eu estava e porque o mal era superior ao bem naquele lugar. Eles foram vítimas de meu tio assim como eu, me acolheram, o ódio que a gente sentia por ele nos uniu. Eu me uni a eles para me vingar de Cortex, há anos eles treinavam suas habilidades para isso e me disseram que logo seriam capazes de criar portais dimensionais e nos levar de volta para casa. Quando eles finalmente conseguiram, eu descobri que os planos deles iam muito além de vingar-se do meu tio, eles queriam machucar as pessoas e destruir N. Sanity, eu não concordei e depois de uma breve luta eles fugiram sem mim e me deixaram para morrer. – Caco para de lembrar outra vez – Quando acordei, soube que eles foram derrotados, me pergunto quem foi o herói capaz de tal feito.

- Pois está olhando para ele. – disse Aku Aku. – Foi Crash quem os derrotou quando eles chegaram até nós.

- Foi Crash quem os venceu? Isso quer dizer que ele é mesmo um grande herói. – Caco olha para Crash, que sorri, mesmo sem forças. – Eu não tive a menor chance contra aqueles dois.

- Parem de interromper a história! – reclamou Crunch. – Mas e aí, como você sobreviveu?

- Bem... – Caco tem um flashback de lembranças outra vez. – Eu fiquei muito ferido e nisso fiquei desacordado por semanas. Quando acordei, conheci uma versão boa de meu tio que existia naquele mundo, que foi quem me encontrou e salvou minha vida, ficamos amigos e ele me ajudou a sair da 10ª Dimensão, mas... teve de sacrificar sua vida para isso, existia uma versão má de mim lá e... – Caco para de lembrar-se, parecia abatido com esse acontecimento, o que indicava que foi algo recente. – Ao sair eu vim imediatamente para cá, quero fazer meu tio pagar por ter roubado minha infância com todo o sofrimento que me causou.

Todos ficam em silêncio por um momento, quando Aku Aku diz:

- Sei que o que você passou é muito triste, mas não deve pensar em vingança.

- Máscara, se você soubesse o que eu passei, me daria razão. Mas mudando de assunto, quem são vocês e o que o Crash tem?

- Eu sou Aku Aku, esses são Coco, Crunch e esses são os mascotes, Polar e Pura. E esse é Crash, claro. Depois do último confronto entre Crash e o Doutor Cortex, Cortex ficou preso dentro do cérebro de Crash, precisamos usar este aparelho para tirá-lo de lá, pois a vida de Crash corre risco!

- Ora ora, parece que escolhi o dia certo para a reunião!

Todos olham na direção da voz grave e pigarrenta que ecoou pela sala.

- Uka Uka! – exclamou Aku Aku.

- Parece que não vamos ter de ir atrás de vocês, já que vieram até nós.

- Nós? – perguntou Crunch.

Neste momento, entra na sala depois de Uka Uka um verdadeiro exército, a maioria dos vilões que Crash já enfrentou. Estavam lá Nina Cortex, Tiny Tiger, Dingodile, Pinstripe, Komodo Moe, Komodo Joe, Ripper Roo, Koala Kong e até mesmo Rilla Roo. N. Gin, N. Brio e N. Tropy entram pelo outro lado, cercando os heróis.

- Depois que Cortex desapareceu, achei melhor reunir um bom grupo à procura de um substituto, mas não imaginava que teria essa grande surpresa em vê-los por aqui. – comentou Uka Uka.

- Essa não! – gritou Coco. – Eu preciso de mais tempo para programar o Psychetron!

- Tenha todo o tempo que quiser Coco. – disse Crunch. – Nós vamos segurá-los.

Crash então se levanta devagar e mesmo parecendo não muito bem ele fica ao lado de Crunch e dos mascotes disposto a ajudar. O combate então se inicia e uma verdadeira nuvem de fumaça toma conta da sala.

- Não posso ficar só olhando, preciso ajudar! – disse Caco, colocando-se em sua posição de combate.

 

Fase 0 - Intro = Chefe 0 - Villains - (caso corte o vídeo inicial você não poderá jogar essa luta de chefe, assim como em Crash 2)

Dificuldade: 1/10

Barra de vida: Sem barra de vida

- Esse aqui é o momento que servirá de tutorial para você aprender os movimentos de Caco Human;
- Como o jogador estará controlando um personagem novo de movimentos desconhecidos, essa batalha aqui é bem fácil, é mais para aprendizado do que um desafio como foi na batalha de Crash contra o próprio Caco;
- Os vilões estarão se embolando em batalha com Crash, Crunch, Aku Aku, Polar e Pura seu objetivo é ficar socando todo mundo por 60 segundos e aprendendo os movimentos que serão passados na tela ao jogador;

- Após o tempo se esgotar (ele não é mostrado na tela), o longo Vídeo Inicial continua.

 

Não se podia entender nada o que se passava naquela nuvem de fumaça, quando Caco sai dela com as mãos atrás da cabeça e assoviando. Crash, Aku Aku, Crunch e os mascotes saem logo em seguida, deixando os vilões se xingando e batendo em si mesmos em uma cena hilária.

- Valeu pela ajuda parceiro. – disse Crunch para Caco.

- De nada grandão, eu devia isso a vocês pelo que aconteceu ali na entrada.

- Pessoal, temos um problema. – disse Coco enquanto mexia no computador que controlava o Psychetron.

- O que foi Coco? – perguntou Aku Aku, ao se aproximar junto com os demais.

- Não temos Cristais suficientes para ligar a máquina!

- Não! O que faremos agora? Cristais do Poder não são algo simples de se encontrar! – disse Crunch.

- Calma, deve haver alguma outra maneira de ligarmos o Psychetron.

- Eu não sei Aku Aku. – disse Coco em resposta a Aku Aku. – Seria necessário pelo menos um Cristal a mais para fazer esse aparelho funcionar. Eu poderia tentar ligá-lo com um Cristal a menos, mas pode ser perigoso.

Neste momento, Crash volta a sentir as dores de cabeça e coloca as mãos sobre ela, mas como todos estavam distraídos, ninguém percebeu e sem que menos se esperasse, Crash pula sobre as costas de Crunch e lhe dá uma chave de braço.

- Crash, o que está fazendo?! – gritou ele.

- Eles estão aqui seus idiotas! – gritou Crash para os vilões. A voz que saía de sua boca era a voz de Cortex.

Os vilões então param de lutar entre si, meio revoltados pelo papel ridículo que estavam fazendo e meio confusos sem entender o que estava acontecendo com Crash.

- O que está acontecendo?! – perguntou Coco confusa.

Aku Aku olha para a situação e imediatamente entende o que estava acontecendo. Dentro do cérebro de Crash, Cortex estava no mesmo canto de antes, muitos Crashes desmaiados a sua volta e a pistola de raios que ele tinha pegado daquele Crash vestido como ele tinha uma espécie de agulha na ponta, que agora estava injetada na parede do cérebro e sua ponta parecia eletrificada. Ela tinha um microfone na parte de trás, por onde Cortex falava.

- Doutor Cortex... está controlando o corpo de Crash! – exclamou Aku Aku.

Ao ouvir isso, os olhos de Caco se enchem de ódio.

- Tio, você vai pagar pelo que me fez! – gritou ele ao pular nas costas de Crunch e derrubar o corpo de Crash no chão, caindo junto com ele.

O Crash controlado se levanta com um olhar de espanto para Caco.

- New? É você? – perguntou Cortex pela boca de Crash.

- Por acaso se esqueceu da voz de seu sobrinho?

- O que faz aqui? Onde você esteve? Eu pensei que...

- Cale-se! – gritou Caco o interrompendo e se aproxima dele encarando-o furiosamente – Você me mandou para a 10ª Dimensão e acabou com minha vida! Eu sofri todos esses anos, perdi minha infância, você tem que pagar!

Caco se prepara para dar um soco quando:

- Não! – gritou Coco, chamando sua atenção. – Esse não é o Cortex, este é o Crash, você só irá machucar meu irmão ao atacá-lo.

Caco fica paralisado com as palavras da bandicoot, já que ela estava certa. Cortex aproveita a distração de Caco e o ataca com uma chave de braço.

- Me desculpe meu querido sobrinho, mas você pediu por isso. O corpo de Crash é incrível. Com este corpo e meu intelecto, serei invencível! MWAHAHAHAHAHAHAHAH!!!

- Não... – Caco tentava falar enquanto era asfixiado.

- Parece que eu não tenho escolha. – disse Coco enquanto programava o Psychetron, mesmo com a falta de um Power Crystal. – Vamos torcer para que tudo dê certo!

Ela ativa o Psychetron e uma luz é lançada sobre a cabeça de Crash, a luz é tão forte que ofusca a visão de todos que estavam ali. Felizmente tudo deu certo e ao apagar da luz, eles vêem que Cortex foi removido com sucesso, mesmo que estivesse meio zonzo. Crash volta a si meio sem entender nada e solta Caco que se levanta e vai andando furioso na direção de Cortex que também estava se levantando. Ao ver Caco indo em sua direção, Cortex procura pela pistola de raios, mas viu que ela tinha sumido, já que ela também era uma obra da imaginação de Crash.

- Agora eu vou poder bater em você, tio! – ele ergue Cortex pelo colarinho.

- New, ouça, foi um acidente! Eu...

- Pare de dizer mentiras! – interrompe Caco, se preparando para dar-lhe um soco.

- Não garoto, pare! – gritou Aku Aku. – Machucá-lo não vai devolver os anos que você ficou preso na 10ª Dimensão.

- Eu não ligo, só quero que ele pague!

Caco aperta o punho e carrega um soco cheio de ódio, quando nessa hora o Psychetron começa a dar curto como se fosse explodir.

- O Psychetron vai explodir! – gritou Coco ao ver que ele havia sido exigido demais com um Power Crystal a menos.

Ao ouvir isso todos se preparam para correr, mas o Psychetron cria um enorme portal buraco-negro e começa a sugar a todos, um por um. Aku Aku usa seus poderes para criar um campo de força como uma parede a fim de deixar a sucção menor na direção deles e ajudar os heróis a fugir, mas acabou ficando do outro lado da parede, de forma que foi sugado para dentro do buraco-negro bem como os demais.

Já no barco de onde vieram, Coco, Crunch, Polar e Pura conseguiram fugir e nisso olham a explosão causada pelo Psychetron, que fez com que praticamente o laboratório todo ficasse em chamas.

- Um momento, onde estão Crash, Aku Aku e aquele garoto? – perguntou Crunch.

- Essa não, Aku Aku! Crash! – gritou Coco ao olhar o Iceberg’s Lab em chamas, derretendo o gelo em sua volta.

Nos céus um feixe de luz vermelho sai do laboratório e vai embora voando sem que nenhum deles percebesse. Coco começa a chorar enquanto temos uma visão panorâmica do Iceberg’s Lab em chamas.

EM ALGUM LUGAR DA DÉCIMA DIMENSÃO...

Crash e Caco saem por um mesmo portal e caem em um tipo de parque em Twinsanity Island, era noite, então se podia ver a enorme lua em formato oval que a Terra da 10ª Dimensão possuía. O parque tinha várias estátuas tribais horripilantes em sua volta, algumas árvores assustadoras e lagos de água vermelha, haviam algumas cabanas de palha, nada convidativas em volta, era um parque de um vilarejo indígena ou algo do tipo. Caco começa a olhar em sua volta e reconhece o lugar:

- Não, não, NÃO! Tantos anos lutando para sair daqui e agora estou preso aqui outra vez! – Caco deita no chão e começa a se espernear em uma cena hilária. – Não, não, NÃO! De tantas dimensões, por que aquele aparelho foi escolher justo essa, por que, POR QUÊ?!

Crash olha para seu recém feito amigo e o oferece uma mão, ajudando-o a levantar, ele sorri para ele como se quisesse dizer para não desanimar e que juntos achariam um meio de sair de lá. Caco parece entendê-lo e responde:

- Você está certo. Deve haver um meio de sair daqui mesmo depois que a versão boa de meu tio se foi. Desta vez eu não estou sozinho, desta vez, eu tenho um amigo, o melhor que eu poderia ter comigo. Crash e Caco tocam os punhos em sinal de amizade.
FIM DO VÍDEO INICIAL ESTUPIDAMENTE ENORME

No jogo os personagens jogáveis são Crash e Caco (cara de sorte. Já entra na série sendo jogável). Ambos serão jogáveis em todas as fases do jogo e você precisará dos dois para cumprir todos os objetivos do jogo. Você será capaz de alterná-los a qualquer momento durante o jogo. Caso você esteja jogando o Adventure Mode no modo de 2 Jogadores, cada jogador controlará um personagem e é possível trocar de personagem a qualquer momento com seu amigo. Algo interessante no modo de 2 Jogadores é que os personagens não precisam estar próximos, cada um poderá se mover livremente pelo mapa. Por exemplo, quem controlar Crash pode sair de perto de quem controla Caco para ir para o outro lado da fase cumprir um objetivo que esqueceu, sem que Caco sequer saia de onde está ou se afaste ainda mais, semelhante ao jogo The Warriors no PS2. Porém, você só não pode sair da área/fase sozinho, o jogo não o deixará caso isso ocorra, avisando que os dois jogadores precisam estar juntos para poder sair da área/fase.

 

Crash tem os mesmos controles de sempre (os de Crash 2, Crash 3, Wrath of Cortex e Twinsanity) (vou usar como exemplo os do PS2, mas os do XBox 360 possuem o mesmo mapeamento, só muda o nome dos botões):
X = pulo
QUADRADO = giro
BOLINHA ou R1 = agachar
BOLINHA ou R1 (segurar) + DIRECIONAL ou ANALÓGICO ESQUERDO = andar agachado
Pulo + BOLINHA ou R1 = esmagada
Correr (DIRECIONAL ou ANALÓGICO ESQUERDO) + BOLINHA = deslizar
Deslizar + QUADRADO = giro deslizado (já tentou isto em Crash 2 ou Crash 3? Faça o teste!)

Deslizar + X e QUADRADO = giro helicóptero (outro movimento de Crash 2 e Crash 3 que só hardcores conhecem. Deslize e aperte X e quase que ao mesmo tempo antes que Crash saia do chão aperte QUADRADO, Crash irá dar um salto girando que vai mais alto que o salto normal. Como Crash não tem pulo duplo, esse movimento pode ajudar a chegar a lugares mais altos. Se desejar, você ainda pode apertar BOLINHA enquanto estiver no ar para fazer uma esmagada depois de fazer este movimento. O movimento não é muito fácil de fazer, já que requer coordenação do jogador, mas com treino você conseguirá fazê-lo com facilidade)

Já Caco tem os seguintes controles:
X = pulo
X + X = pulo duplo
QUARDRADO = soco
TRIÂNGULO = chute

QUADRADO + ANALÓGICO ESQUERDO (girar) = giro (por ter os genes de Crash, Caco pode girar como ele, porém seu giro é mais curto e rápido, além de causar menos dano. Pode ser usado durante um combo ou ainda para iniciar um combo)
BOLINHA ou R1 = agachar
Pulo + BOLINHA ou R1 = esmagada (diferente de Crash, Caco esmaga com o ombro. Já Crash esmaga com a barriga. No entanto, a esmagada de Caco é bem menos eficiente que a do Crash neste jogo, já que a do Crash gera uma onda de energia quando atinge o chão, algo que não acontece com Caco. A esmagada equivale a um combo de 3 hits de socos e chutes normais de Caco)
Correr (DIRECIONAL ou ANALÓGICO ESQUERDO) + BOLINHA = deslizar
Deslizar + QUADRADO = soco com impulso (ao apertar QUADRADO enquanto Caco está deslizando ele irá se levantar virando 360 Graus para a esquerda rapidamente e atacará com um potente gancho de direita na diagonal de cima para baixo na direção do inimigo em sua frente. Este golpe é potente e equivale a um combo de 3 hits feitos com os socos e chutes normais)

Deslizar + TRIÂNGULO = chute giratório (ao apertar TRIÂNGULO enquanto Caco está deslizando ele irá se levantar virando 360 Graus para a direita rapidamente e atacará com um potente chute giratório ao estilo Roundhouse Kick com a perna direita na direção do inimigo em sua frente. Este golpe é potente e equivale a um combo de 3 hits feitos com os socos e chutes normais. O efeito deste golpe é o mesmo do soco com impulso, a diferença é que este pode atingir o inimigo se ele se aproximar pela esquerda, enquanto que o soco com impulso pode atingir o inimigo se ele se aproximar pela direita)

Deslizar + X e QUADRADO ou TRIÂNGULO = uppercut giratório (com os mesmos botões do giro helicóptero de Crash, Caco irá combar a deslizada com um soco para cima enquanto executa um giro, golpe que já foi apelidado de Crashoryuken em outras produções. Esse ataque é mais vertical que o giro helicóptero de Crash, portanto não serve muito para mobilidade, além de que não há razão para isso, já que Caco pode dar pulos duplos. Não é muito fácil acertar inimigos com este golpe, já que é preciso um timing certo, o ideal é usá-lo contra inimigos maiores. Esse golpe equivale a 5 hits com socos e chutes normais. Se desejar, você ainda pode apertar BOLINHA enquanto estiver no ar para fazer uma esmagada depois de fazer este movimento)
Combos = Caco pode executar combos simples de até 3 hits utilizando os botões de soco e chute em sequência. Seus combos são mais simples que os que Crash tem em Crash of the Titans e Crash: Mind Over Mutant, na verdade é um sistema de combos totalmente diferente, mais semelhante a um jogo de luta 3D, como Tekken e Virtua Fighter. Para ser mais exato, o sistema de combos de Caco é semelhante ao sistema de combos que Spider-Man tem nos seus jogos para o PSone. Dependendo da forma como você alterna os botões, Caco fará combos diferentes.

Controles em comum (que funcionam para ambos os personagens):
Direcional = mover
ANALÓGICO ESQUERDO = mover
ANALÓGICO DIREITO = mover câmera
R3 = centralizar câmera
SELECT = ver vidas, número de Wumpas, etc. (este era comando do TRIÂNGULO, porém foi trocado pelo SELECT por causa do movimento de chute do Caco)
START = pausar jogo
L2 = Bazuca Wumpa (para liberá-la derrote o chefe N. Gin. Ela usará suas wumpas como munição e terá um sistema semi-lento de recarregamento de cerca de 2 segundos a cada tiro, então só use em emergências. Tanto Crash como Caco podem usá-la, porém eles a usam de modos diferentes:
Sniper Mode (Crash Bandicoot): Crash usará a bazuca da maneira clássica como você faz em Crash Bandicoot: Warped. Segure L2 use o DIRECIONAL ou o ANALÓGICO ESQUERDO para mirar e atirar com BOLINHA, R1 ou QUADRADO (o R1 e o QUADRADO não é usados no Crash 3, mas nesse jogo sim). Ao soltar L2 ele guardará a bazuca.
Action Mode (Caco Human): Quando a bazuca é utilizada por Caco, ao invés de segurar o L2, simplesmente o pressione e ele sacará a bazuca e você poderá se mover com ela na mão. Você poderá esquivar-se mais facilmente e atirar ao mesmo tempo, porém, a mira é menos precisa em relação ao Sniper Mode do Crash. Use o ANALÓGICO DIREITO para mover a mira o ANALÓGICO ESQUERDO ou o DIRECIONAL para se mover. Segure R2 para mira automática (a precisão da mira automática é ainda menor do que a do Action Mode manual, mas o ritmo de tiros é mais rápido, demorando pouco mais de 1 segundo para recarregar a cada tiro) e use o R1 ou o QUADRADO para atirar. Você não poderá girar ou dar socos enquanto estiver com a bazuca. Mas você ainda pode deslizar e ainda dar chutes com Caco normalmente. Para guardá-la use o L2 novamente.

Diferente de Crash 3 você não poderá usar a bazuca para pegar itens como wumpa fruits por exemplo, apenas destruir caixas e inimigos e isso vale tanto para a bazuca do Crash como a bazuca do Caco.

L3 = trocar personagem (como 1 Jogador, ao apertar L3 a qualquer momento durante o jogo você poderá trocar de personagem, o que você está jogando sai e entra o outro. Use este recurso para alternar entre Crash e Caco e cumprir distintos objetivos. Como 2 Jogadores, ao pressionar este botão, os jogadores trocam seus personagens, por exemplo, se o Jogador 1 está jogando com Crash e o Jogador 2 com Caco, ao apertar o botão, as telas se invertem e o Jogador 1 passará a controlar Caco e o Jogador 2 passará a controlar Crash, mas o local onde cada um deles está será mantido)

START (no controle que não está sendo utilizado durante o Adventure Mode como 1 Jogador) = o outro jogador entra no jogo, passando a ser como 2 Jogadores (durante o Adventure Mode como 2 Jogadores, ao segurar START por alguns segundos em qualquer dos controles, o jogador que pressionou sai, passando o jogo para o modo como 1 Jogador. Você pode jogar o modo de 1 Jogador tanto como Jogador 1 quanto Jogador 2, usando os Controles 1 ou 2 de seu videogame respectivamente)

No geral, Caco é mais rápido e possui mais mobilidade que Crash, porém seus golpes são mais fracos. Quando chegar a um inimigo (mesmo que Crash pode derrotar com um giro) e der um soco é possível que ele não morra e precise de mais golpes para ser derrotado, então use e abuse dos combos. Além disso, determinados inimigos e puzzles só poderão ser derrotados e passados por Crash, outros apenas por Caco e raramente (mais especificamente em chefes) usando habilidades de ambos, então trocar de personagem (ou trabalhar em equipe caso estiver jogando como 2 Jogadores) será essencial durante o jogo para sobreviver.

Estes controles acima são os mesmos no Battle Mode, com pequenas alterações para cada personagem. Depois explico melhor.

Este jogo, assim como Twinsanity é recheado de itens. São 16 fases gigantescas de livre circulação e UMA fase bônus gigante e de livre circulação também. Cada fase tem 7 jóias sendo 6 Diamantes (Gems, Gemas, como quiser chamar) um de cada cor (vermelho, verde, azul, roxo, amarelo e prata) e 1 Chave, totalizando 96 Diamantes e 16 Chaves no jogo. Você deve estar pensando, mas onde eu consigo essas chaves? Com os chefes. O jogo tem 16 chefes (O RLY?), um por fase, algo que será explicado no decorrer da aventura.
A fase bônus tem 6 Diamantes e 1 chefe secreto, porém este chefe não lhe renderá uma chave e você entenderá a razão disso quando chegar o momento.

É também interessante citar que estes itens também liberam os mais variados extras no menu de pausa (e também no menu Extras do Menu Principal) quando coletados, que vão desde artworks e cutscenes até gráficos conceituais e storyboards.

ITENS DO JOGO:
São os mesmos de sempre (mais precisamente os de Twinsanity), não há nenhuma novidade neste quesito com exceção das 16 Chaves.
Nota: a imunidade Aku Aku (pegando 3 máscaras Aku Aku você ganha uma imunidade temporária) também funciona em Caco.

 

FASES:
Depois do vídeo inicial vamos às fases.

Fase 1 - Park of the Nightmares (Parque dos Pesadelos)

Tipo: Normal

Aparência: Parque horripilante da 10ª Dimensão

Dificuldade: 1/10
No vídeo inicial, Crash e Caco acabam caindo neste parque da 10ª Dimensão. Está noite e é um lugar sombrio (escuro nem tanto). No centro deste parque há uma pequena torre. As cores são algo difícil de explicar, mas são basicamente essas desta imagem do jogo Digimon World 3.
 


Apesar de tudo, a fase é basicamente fácil, as jóias são fáceis de encontrar e os inimigos servirão para que você aprenda aos poucos a dinâmica do jogo. O chefe desta fase pode ser encontrado a qualquer momento em um local de fácil acesso no parque onde há uma quadra de tênis.
Chefe 1 - Ripper Roo

Dificuldade: 1/10

Barra de vida: ---
- Ripper Roo estará na quadra de tênis treinando com a máquina que atira bolas;
- Quando chegar, ele irá pular em cima da rede e a máquina atirará caixas TNTs e NITROs ao invés de bolas em você (não me pergunte como é que a caixa passa por um buraco minúsculo);
- Desvie das TNTs e NITROs até a máquina atirar uma bola de tênis comum;
- Use o movimento de giro de qualquer um dos personagens (Crash ou Caco) para refletir no Ripper Roo e derrubá-lo da rede;
- Faça isso três vezes, lembrando que a máquina irá atirar cada vez mais rápido.

VÍDEO 2
Lado a lado, Crash e Caco veem Ripper Roo cair de cima da rede desacordado no chão. Eis então que em um flash de luz, uma misteriosa chave cai do céu direto nas mãos de Caco, que não entendendo o que estava acontecendo, perguntou-se:
- Uma chave?

Crash olha para o objeto, também confuso. Aquela chave era grande e tinha o modelo de uma chave de porta antiga, era dourada, tinha um símbolo estranho parecendo o símbolo do Yin e Yang moldado na ponta e emitia um brilho obscuro, como se estivesse possuída.

- Eu não sei o que isso significa, mas estou achando que devemos guardá-la. – disse Caco – Ao que parece, temos de continuar explorando e agora, com mais perigos do que apenas os monstros deste lugar.
Eles então olham para Ripper Roo ali caído antes de saírem.
FIM DO VÍDEO 2

Fase 2 - The Lake of the Awakening (O Lago do Acordar)

Tipo: Nado

Aparência: Enorme lago dentro do parque da 10ª Dimensão

Dificuldade: 4/10
Ao derrotar Ripper Roo você já estará, na entrada da fase, é só mergulhar no lago próximo à quadra. Este lago anormal com uma água rosada por dentro trará algumas surpresas quanto a inimigos, prepare-se para ver os peixes monstros assustadores da 10ª Dimensão. A localização das jóias não será um problema maior, desde que você saiba procurar, porém você terá de esperar até ter a Bazuca Wumpa para pegar uma delas que está dentro de uma caverna fechada por pedras com as quais apenas um tiro da bazuca poderá abrir. Um detalhe aqui é que os personagens não usarão equipamento de mergulho, ou seja, você terá uma barra de fôlego, a qual terá de recarregar coletando bolhas ou ainda subindo até a superfície se necessário. Outra coisa é que Crash e Caco se movimentam diferente aqui também, Crash (por não possuir equipamento) tem mais dificuldade para nadar, porém possui um fôlego maior, enquanto que Caco possui maior mobilidade em troca de menos fôlego. O chefe poderá ser encontrado em um determinado lugar no fundo do lago.

CONTROLES DO NADO:

DIRECIONAL ou ANALÓGICO ESQUERDO = nadar

ANALÓGICO DIREITO = mover câmera

X (repetidamente) = nadar mais rápido

QUADRADO = giro (Crash); soco (Caco)

TRIÂNGULO = chute (Caco)

L2 = Bazuca Wumpa (apenas após ser liberada, as regras de uso para Crash e Caco continuam diferenciadas como em fases de tipo Normal)
Chefe 2 - Koala Kong

Dificuldade: 4/10

Barra de vida: ---
- Este chefe até seria fácil, se não fosse a desvantagem de sua barra de fôlego e o fato de que ele estará com uma roupa de mergulhador;
- Ele pegará umas pedras bem grandes que estão no fundo do lago e as atirará em você;
- Quando as pedras acabarem e Kong começará a se exibir, dê um golpe nele.
- Faça isso três vezes e Kong estará derrotado, lembrando que ele irá atirar cada vez mais rápido;
- Depois de derrotar o chefe e coletar o que mais conseguir na fase, basta submergir a qualquer momento e sair da água e então estará de volta a Fase 1.

Fase 3 - Negative Forest (Floresta Negativa)

Tipo: Normal

Aparência: Floresta horripilante da 10ª Dimensão

Dificuldade: 3/10
Você entrará numa selva do velho estilo Crash, porém negativada ao estilo da 10ª Dimensão. Novamente as cores são semelhantes a estas que vemos na Amaterasu Server do Digimon World 3.
 

 

A entrada desta fase encontra-se em um beco em um canto oculto da Fase 1, podendo não ser facilmente notado pelo jogador se estiver desatento. Tenha cuidado com os animais monstros que vivem aqui, seja inteligente para resolver alguns puzzles em busca de jóias e tenha senso de direção para não se perder. Tenha cuidado com o chefe desta fase, pois não há um lugar específico em que você tenha de encontrá-lo, ele simplesmente aparecerá aleatoriamente a você dependendo da atenção que você estiver chamando durante a fase, ou seja, você pode ter de enfrentá-lo a qualquer momento.
Chefe 3 - Rilla Roo

Dificuldade: 2/10

Barra de vida: ---
- Rilla Roo surgirá do meio das árvores com um galão de combustível inflamável nas costas igual ao do Dingodile, porém com duas pistolas lança-chamas nas mãos acopladas ao galão e dará um tiro no chão, o qual irá explodir, formar um buraco antes de ele chegar com um salto diante de você;
- Ele irá atirar para cima várias bolas de fogo que cairão como bombas em você, não tente acertar Rilla Roo neste momento, pois ele te dará um tiro a queima-roupa se o fizer;
- Desvie até apitar o alarme que indica que o galão superaqueceu e vai explodir.
- Dê um golpe no Rilla Roo para derrubá-lo em no buraco formado atrás dele e a explosão acontecerá lá dentro (fique longe para não pegar em você também). Depois ele sairá do buraco para a revanche.
- Faça isso três vezes para vencê-lo, lembrando que ele atirará cada vez mais rápido;
- Ao vencê-lo, a chave cairá do céu, pegue-a e prossiga a fase até coletar tudo o que conseguir e volte a Fase 1 pelo mesmo caminho de onde veio para sair.

Fase 4 - Twinsanity Beach (Praia de Twinsanity)

Tipo: Normal

Aparência: Praia horripilante da 10ª Dimensão

Dificuldade: 3/10
Numa pequena floresta e numa praia, ao velho estilo Crash, porém negativo da 10ª Dimensão. Esta fase homenagem a clássica N. Sanity Beach do primeiro Crash Bandicoot está acessível facilmente pelo lado sul da Fase 1 e ela seguirá de forma mais linear em relação às anteriores até então, ao menos nas partes iniciais. É também nesta fase que você será mais bem apresentado ao sistema "tag" de troca de personagens com o L3, tendo de resolver puzzles com a ajuda deste recurso. As cores da praia são basicamente as mesmas da foto, também do Digimon World 3.

 

 

O chefe desta fase encontra-se em uma determinada seção de praia, próximo ao final da fase.
Chefe 4 - Dr. Neo Cortex (1)

Dificuldade: 4/10

Barra de vida: ---
VÍDEO 3
Crash e Caco estarão correndo pela praia quando ambos freiam bruscamente ao cruzar com aquela familiar figura:

- Uou! – gritou Crash.

- Você! – disse Caco, com um tom de raiva tomando sua voz.

- Por quê? Por que você está andando com este incômodo bandicoot?! – perguntava Cortex, decepcionado e furioso ao ver seu sobrinho junto de seu inimigo.

- Porque como eu, ele foi vítima de suas experiências maléficas!

- Ele é nosso inimigo, eu criei você unicamente para destruí-lo e agora você resolve se tornar amiguinho dele. Você sabe o quanto isso me deixa triste?

- Tristeza é passar por tudo o que passei neste inferno e ainda não ter tido minha vingança.

Caco então se aproxima de Cortex, preparando o punho direito ao estalá-lo com a mão esquerda.

- Acalme-se New... – dizia Cortex ao afastar-se para trás.

- Não me chame de New! – gritou Caco com cara de encapetado ao correr na direção do tio.

Cortex então corre na direção do mar, onde três veículos aquáticos semelhantes ao que Crash usa nas fases aquáticas em Crash Bandicoot: Warped estão estacionados. Ele pega um deles e parte para o mar, logo então Caco pega outro e Crash o último, a fim de segui-lo.
FIM DO VÍDEO 3
- Você estará guiando o veículo aquático seguindo Cortex por baixo da água enquanto ele acelera automaticamente. Aqui também há barra de fôlego como na Fase 2, então colete o maior número de bolhas possível para manter-se vivo;
- Por mais que você dê tiros em Cortex, ele irá desviar de todos, enquanto deixará bombas pelo caminho, então desvie e não se preocupe em atacar por enquanto;
- Quando Cortex soltar uma bomba envolta em eletricidade, atire nesta bomba, a qual explodirá e fará a aura elétrica dela envolver seu míssel e torná-lo teleguiado, atingindo o veículo de Cortex em cheio;
- Faça isso três vezes para ganhar, mas lembre-se que o caminho de desvio das bombas ficará cada vez mais difícil.

CONTROLES DO VEÍCULO AQUÁTICO:

DIRECIONAL ou ANALÓGICO ESQUERDO = mover

QUADRADO = disparar mísseis
VÍDEO 4
Crash acaba cercado por bombas e se vê obrigado a voltar e parar próximo a beira da praia. Ele então assiste Caco, persistente em perseguir seu alvo que agora havia submergido, com Cortex na mira ele preparava-se para disparar um míssel.

- É o seu fim tio!

- Que sorte a minha eu chegar ao Laboratório do Iceberg desta dimensão antes que ele afundasse para que eu pudesse recuperar minhas armas... – dizia Cortex armando seu planador e saindo voando, deixando o veículo aquático ali. – Adeus querido sobrinho! Nos veremos de novo!

- O que?! – disse Caco, com uma perplexidade cômica em sua face antes de chocar-se com o veículo de Cortex, causando uma explosão. Caco é atirado para o alto pela explosão de forma cômica e voa de volta na direção da praia onde Crash já estava após sair do veículo, caindo zonzo na areia. Crash logo repara que Caco acabou chocando-se com uma palmeira antes de cair no chão e que por causa disso estava usando folhas como peruca e rabo de peixe e metades de coco como um sutiã, havia virado uma sereia, cena a qual Crash não pôde conter o riso.

- Ora, seu pequeno...! – gritou Caco, encapetado novamente, partindo para cima dele embolando-se mutuamente no chão em uma fumaça de desenho animado.

Enquanto eles brigavam, a chave aparece e cai ali ao chão ao lado deles, que ocupados não repararam no objeto.
FIM DO VÍDEO 4
- Ao fim dessa briga ridícula de Crash e Caco você estará próximo a um atalho para a saída até a Fase 1.

A PARTIR DAQUI VOCÊ SÓ PODERÁ CONTINUAR SE POSSUIR, NO MÍNIMO, 4 CHAVES.

De volta a Fase 1, você notará uma diferença, a porta da Torre Central do parque estará aberta e entrando no lugar, uma cutscene irá iniciar.

VÍDEO 5

- Olha, está aberta! – disse Caco antes de seguir Crash para dentro da torre.
Ambos começam a olhar em volta o interior da pequena torre, oca e vazia por dentro, mas o teto não se via, parecia infinita em tamanho.

- Eu não me lembro deste lugar, acho que esta torre nunca esteve aqui, algo está errado. – dizia Caco enquanto observavam.

É então que a porta se fecha e Crash assustado corre até a mesma tentando-a abrir, foi inútil, estava trancada. As paredes da torre começam a girar.

- Mas o que está acontecendo?! – perguntou-se Caco.

É neste momento que as quatro chaves que carregavam saem de seus bolsos e se fixam no chão em volta deles e as energias que emitiam se unem formando um círculo. Temendo pelo pior, nossos covardes heróis se abraçam amedrontados no meio daquele círculo. A energia das chaves forma um buraco negro no chão e começa a puxá-los, Crash e Caco tentam correr, mas acabam sugados.

Caindo em um infinito de escuridão, a dupla gritava, até que atingem o chão. Levantando-se vagarosamente, ambos notam estarem em uma pequena caverna, haviam sido transportados até ali pelo buraco negro. Crash estava enjoado e verde, tirando um saco de papel para vomitar dentro dele.

- Pode me emprestar? – perguntou Caco logo que Crash terminou de vomitar, pegando o saco de suas mãos para fazer o mesmo.

Crash senta no chão bruscamente e suspira em um tom de cansaço. Caco aparenta entendê-lo e diz:

- Eu sei que está difícil Crash, mas não pode ficar pior, não é?

É então que andando ele sai da caverna e fica paralisado, Crash logo chega e tem a mesma visão. Já era dia, estavam em uma região montanhosa bizarra coberta de neve com vários rios de lava em sua volta (WTF?).
- Esqueça o que eu disse, acabou de ficar pior... – dizia Caco que, espantado, deixa cair o saco de papel cheio de vomito, o qual bate no chão e joga vomito na face de ambos, que piscam para o líquido não atingir seus olhos. – Muito pior...
FIM DO VÍDEO 5

Fase 5 - Volcanic Ice Age (Era do Gelo Vulcânica)

Tipo: Normal

Aparência: Área montanhosa com neve e lava

Dificuldade: 4/10
Esta fase home é mais ampla e difícil em relação a Fase 1, aqui você encontrará neve, gelo, gêiseres vulcânicos, rios de lava e o que mais imaginar nesta combinação bizarra de ambientes. Os inimigos não fugirão a esta mesma regra, como golems de lava e gelo e pinguins vulcânicos. No quesito puzzles, espere ter algum desafio, além de locais de acesso exclusivo para Crash e para Caco. O chefe desta fase encontra-se no meio desta área, em um iceberg cercado dentro de um lago de lava que servirá de arena, acessível através de uma pinguela de caixas de ferro, a qual é derretida pela lava assim que a passar.
Chefe 5 - Komodo Bros.

Dificuldade: 5/10

Barra de vida: ---
- Esta será a primeira batalha 2 contra 2 do jogo, pois você terá de usar o sistema de troca de personagens nesta luta ou, trabalhar em equipe caso esteja jogando como 2 Jogadores;
- Você estará no iceberg cercado pelo lago de lava, iceberg esse que é disforme, possuindo partes mais altas e baixas como uma pequena montanha, Moe estará em um degrau mais alto que o chão mais baixo onde você está e Joe abaixo na frente dele;
- Com sua espada, Moe fará Joe girar, como faz em Crash Bandicoot 2;
- Ele será rápido demais para você fugir e não irá se cansar, se estiver jogando com Caco, use o L3 para trocar para o Crash para aparar o giro de Joe com o giro de Crash assim que ele estiver para atingi-lo, o que irá fazê-lo parar de girar aos poucos. Se estiver jogando como 2 Jogadores, use o pulo duplo de Caco evitar seus ataques;
- Assim que Joe parar, ele estará tonto no chão, troque para Caco para que este use socos e chutes mirados na direção de Moe;
- Isto fará com que Joe atinja Moe e ambos caiam na lava;
- Assim que eles voltarem, os Irmãos Komodo farão o mesmo acima novamente, porém Moe irá atirar espadas em você, use Crash novamente para aparar os ataques de Joe enquanto desvia das espadas e depois use os golpes de Caco como antes;
- Agora eles farão o mesmo da segunda vez, porém Joe virá da lava com uma espada coberta por fogo, use Caco e seu pulo duplo para desviar dos ataques até que o fogo da espada desapareça;

- Troque para Crash, repita o processo de antes, troque para Caco e dê fim na luta;
- Agora só pegue a chave e use a caixa de ferro de pulo que irá cair ali para sair deste cercado de lava.

Fase 6 - Mountain Up (Montanha Sobe)

Tipo: Normal

Aparência: Montanha com neve e lava

Dificuldade: 5/10
Esta fase obviamente fica em uma das saídas da Fase 6, que é no início da subida de uma montanha. Esta fase é linear e possuí os mesmos obstáculos da fase anterior. Fique atento com possíveis avalanches, pois a neve quente irá te queimar se você não se esconder ou se abrigar. Suba a montanha e pouco antes do topo você encontrará o chefe.
Chefe 6 - N. Brio
Dificuldade: 4/10

Barra de vida: ----
- N. Brio estará esperando assim que você chegar e sem conversa usará uma pistola de raios para atirar em você. Quando ele der um tiro verde, devolva para ele com um giro de qualquer um dos personagens;

- Na segunda rodada ele apenas repetirá o que fez antes, apenas repita o processo;
- N. Brio agora tomará uma poção para virar aquele monstro verde que vimos em Crash Bandicoot (1) e correrá atrás de você;

- Se estiver jogando com Crash, troque para Caco, pois você precisará do pulo duplo para atingir sua cabeça (ou poderá usar o giro helicóptero do Crash, se você for hardcore);
- Ele irá ficar tonto, aproveite e use Caco para atacá-lo com combos, até que ele caia no chão;
- Por fim, ele ficará furioso e tentará te esmagar com as mãos, usando-as como martelo, apenas fuja, pois isso causará avalanches;
- Faça com que ele seja atingido, pois ele descerá montanha abaixo e você vencerá a luta;
- Você não poderá voltar a Fase 5 agora. A sua frente está a Fase 7, então prossiga.

 

Fase 7 - The Top (O Topo)

Tipo: Normal

Aparência: Partes altas de montanha com neve e lava

Dificuldade: 7/10
Chegando ao topo da montanha, você estará chegando a esta fase traiçoeira. No cume da montanha, na parte mais alta, existe o leito dos rios de lava, o que significa que há muita rios de lava nesta fase. Fique atento com as pistas de gelo próximo a penhascos e buracos. Seja inteligente nos puzzles e atento na procura de jóias. Você encontrará o chefe desta fase em um local específico.
Chefe 7 – Dingodile

Dificuldade: 5/10

Barra de vida: ----
- Prepare-se para enfrentar Dingodile, que estará em cima de uma plataforma com sua velha arma e ficará atirando para tudo quanto é lado igual a um doido;

- Fique atento aos tiros para desviar e com possíveis tiros que cairão do céu;
- Assim que ele irá mirar em você, ele dará um tiro carregado ao máximo constantemente;
- Desvie e ataque-o por trás, para acertar o galão de combustível;

- Esconda-se atrás de uma pedra que há ali para quando ocorrer a explosão, você não acabe atingido;
- Na segunda vez repita o processo;
- Agora a plataforma em que ele está começa a girar e ele dará um tiro constante enquanto ela gira;
- Use o andar agachado com o Crash ou os pulos duplos com Caco para escapar até o tiro perder a força, aí basta atacá-lo por trás e esconder-se como antes;
- Agora faça o mesmo acima, só que a plataforma irá girar mais rápido;
- Ao vencer Dingodile, pegue sua chave, comemore, prossiga a fase e siga até o outro lado, onde há a descida da montanha e o início da Fase 8.

Fase 8 - Mountain Down (Montanha Desce)

Tipo: Snowboard

Aparência: Montanha com neve e lava

Dificuldade: 5/10
VÍDEO 6
Crash e Caco olham do topo da montanha, pensando em como descê-la. É então que Crash imagina utilizar Caco como humiliskate, como fez com Cortex durante Crash Twinsanity, já estava pronto para dar um chute em suas costas.

- Nem pense nisso! – disse Caco, desviando o olhar para trás, o que fez Crash abaixar a perna e abrir um sorriso disfarçado.

É então que Crash vê um pedaço de metal de algo destruído ali ao lado que poderia ser usado como prancha.

- Yaha! – disse o bandicoot.

- Boa idéia Crash! – disse Caco ao se aproximar e pegar uma prancha de metal. – Vamos abordo!
FIM DO VÍDEO 6
Uma divertida fase onde Crash sobe nas costas de Caco e descem a montanha com uma prancha de metal. Como 2 Jogadores você poderá usar o L3 para alternar quem sobe nas costas de quem e logo quem controla a prancha (como 1 Jogador isso também é possível, porém é óbvio que o jogador sempre será o mesmo neste caso). Obviamente teremos vários obstáculos, mas também uma fase bem divertida. Esteja atento na coleta das jóias! O chefe será encontrado no final da descida.

CONTROLES DO SNOWBOARD:

X = pulo

QUADRADO = freio

L3 = inverter personagens
Chefe 8 - N. Tropy

Dificuldade: 7/10

Barra de vida: ---
VÍDEO 7
Ao fim da descida Crash e Caco encontram N. Tropy.

- É melhor sair da nossa frente, se não quiser tomar outra surra. – disse Caco.

- Desta vez será diferente garoto, testemunhe meu verdadeiro poder!

N. Tropy então concentra seu poder, seu corpo emitiu um forte calor que derreteu a neve e cercou a todos pela lava. Caco não podia conter seu espanto diante daquele terrível ser.

- Parece que eu tive sorte em vencer este cara da última vez, o poder dele é inacreditável!

É então que Crash dá um passo a frente, já havia derrotado N. Tropy duas vezes e parecia pronto para encarar a terceira. Caco então se enche de coragem e se posiciona ao seu lado, estavam prontos para o combate.
FIM DO VÍDEO 7
- N. Tropy estará armado com seu velho cetro em uma arena com muita lava por perto, seu corpo estará envolto em calor, estando intocável;
- Ele iniciará lançando ondas de calor quente que arrastarão seu personagem em direção a lava, use Crash e seu giro deslizado para lutar contra o vento que lhe empurra até que ele cesse mais facilmente;
- N. Tropy irá perder as forças e ficará desprotegido, troque para Caco e lhe aplique algum golpe especial como o soco com impulso ou o chute giratório;

- Desta vez ele fará o mesmo, mas as ondas de calor serão mais fortes, repita o processo no final;

- Novamente ele usará as ondas, mas desta vez irá intercalar com esferas de energia atiradas de seu cetro, tome cuidado nesta parte, será difícil;
- Após isto N. Tropy estará derrotado e você estará na saída para a Fase 5 outra vez.

VÍDEO 8

Caco estava ofegante e pega a chave que caiu do céu.

- Esta foi difícil, mas vencemos! – disse ele ao tocar seu punho com o punho de Crash em sinal de amizade.

- Yahoo! – gritou Crash ao fazê-lo.

- No entanto... – dizia Caco ao olhar para a chave. – Ainda continuamos recebendo essas chaves estranhas que só nos causaram problemas. Parece que estamos vivendo um jogo de sobrevivência, com todos nos atacando e recebendo estas chaves como prêmio por derrotá-los. Coisas estranhas estão acontecendo neste lugar, mais estranhas que o normal, começando por esse lugar bizarro onde estamos.

Eles então saem dali em direção a caverna por onde chegaram, deixando N. Tropy ali desacordado.

FIM DO VÍDEO 8

A PARTIR DAQUI VOCÊ SÓ PODERÁ CONTINUAR SE POSSUIR, NO MÍNIMO, 8 CHAVES.

O jogo mandará você retornar para a caverna onde você iniciou a Fase 5, faça-o e terá início uma nova cutscene.

VÍDEO 9
Crash e Caco estavam lado a lado sentados e abatidos no chão da caverna, pareciam famintos. Caco pega do chão uma wumpa que ali estava, os olhos de Crash brilhavam ao olhar para a fruta e o próprio Caco não estava diferente:

- A última wumpa... – disse ele, enquanto ambos ficaram em silêncio admirando a fruta por alguns segundos. – É minha!

- Uou! – gritou Crash em uníssono ao mesmo tempo em que Caco gritou "É minha!".

É então que ambos pulam na direção da fruta e começam a brigar por ela, puxando-a de um lado para o outro enquanto uma fumaça de desenho animado levantava do chão. Rolando, eles acabam indo para o lado de fora da caverna e enquanto rolavam na neve, deixam escapar a fruta de suas mãos, que vai quicando e rolando até cair dentro de um rio de lava, sendo derretida por completo.

- NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÕOOOOOOO!!! – gritaram ambos correndo até a beira do rio, ficando de joelhos ali, desesperados sem poder fazer nada para salvar a wumpa.

O estômago de Crash roncava e logo então Caco se levanta em pé novamente e chuta o chão, demonstrando raiva.

- Argh! Eu odeio este lugar! – gritou ele enquanto Crash também se levantava. – Estamos há dias com fome, sem comida, lutando contra todo mundo e nem sequer sabemos em que lugar da Décima Dimensão nós estamos! Depois de anos aqui, achei que as coisas seriam mais fáceis, mas tudo está ainda mais difícil do que antes!

Enquanto cabisbaixos, Crash retira do bolso as outras quatro chaves que haviam coletado desde que chegaram naquele local.

- Ei, você ainda está guardando essas coisas?! Tire-as de perto de mim! – disse Caco evadindo-se para trás.

Crash parecia ignorar e começa a olhar para cada uma delas, pegou uma, separado-a com a outra mão e a balançava como um pêndulo enquanto tinha um olhar investigativo.

- O que está tentando fazer? Não se lembra do que aconteceu da última vez?

Crash continuava a olhar, quando as chaves que estavam em sua outra mão começam a flutuar e rodar no ar, o bandicoot ainda não havia notado estando entretido com chave que balançava.

- Aaah... Crash? – disse Caco, apreensivo ao ver o que acontecia, chamando a atenção de seu companheiro. Crash então olha para as chaves flutuando no ar.

- Hahaha! – gritou ele contente ao jogar a chave restante junto das outras, então as chaves se alinham em quatro cantos e formam um buraco negro como da outra vez, porém no ar, o qual puxa ambos com força para dentro enquanto gritavam.

Eis então que caídos no chão depois de sair do outro lado, Caco abre os olhos com dois sóis escaldantes em sua face. Estavam em um deserto, caídos na areia.

- Se seu plano era nos levar para outro lugar melhor que o anterior, acho que não funcionou... – disse Caco, ao colocar-se em pé outra vez, antes de seguirem o asfalto que ali perto se encontrava em busca de algo.

Um bom tempo se passa, Crash e Caco estão cansados quase morrendo de desidratação quando avistam uma grande cidade.

- É outra miragem...? – perguntou Caco, olhando para Crash, que acena com a cabeça dizendo que não era. – Isso quer dizer que estamos salvos! Estamos salvos!

Esquecendo que estavam na 10ª Dimensão, a dupla corre até a cidade imaginando que encontrariam alguma ajuda. O primeiro lugar que veem é uma lanchonete e não pensam duas vezes antes de entrar e sentar-se a mesa.

- Muita água e muita comida! – gritou Caco com autoridade e então logo aparece uma garçonete para servi-los, parecia até que ela já os aguardava.

Com os olhos na comida e na água, ambos não ligam para mais nada em sua volta e esfomeados devoravam tudo o que ela pôs na mesa.

- Espero que aproveitem bem sua última refeição... – disse a garçonete, com uma voz característica que lhes chamou a atenção.

É então que eles param com tudo e finalmente olham atentamente para a garçonete.

- Nina?! O que faz aqui?! – perguntou Caco, levantando-se da cadeira assustado.

- Como todo mundo, apenas sobrevivendo.

É então que Nina Cortex arranca suas roupas de garçonete, revelando suas roupas góticas causais. Eis então que com seu punho direito mecânico atirado na direção deles ela acerta Crash no queixo, que acaba quebrando o teto e sai voando por cima dos prédios com tamanha força.
- Crash! - grita Caco, enquanto Nina ria.

- Agora só falta você primo, então outra dessas misteriosas chaves será minha!

- Agora chega! – gritou Caco, chutando a mesa e a cadeira para longe e se posicionando para o combate. – Está na hora de eu finalmente dar uma surra em você, sua dentuça horrorosa!
FIM DO VÍDEO 9

Chefe 9 - Nina Cortex

Dificuldade: 6/10

Barra de vida: ----
- Sem Crash, você obrigatoriamente estará jogando apenas com Caco, não podendo trocar de personagem por enquanto. Se estiver jogando como 2 Jogadores, apenas o jogador que estiver controlando Caco poderá jogar, podendo passar o controle ao outro jogador a qualquer momento com o L3 como de costume;
- Você estará dentro da lanchonete, porém é recomendável que você saia para lutar com ela na rua, onde é mais aberto;
- Nina usará suas mãos mecânicas, esticando-as para tentar acertar com socos, apenas mova-se e desvie, tentando se aproximar dela;
- Quando conseguir, use todos os combos possíveis, até que ela fique tonta;
- Quando o fizer, dê um golpe nela mais forte nela (giro, deslizada, esmagada ou mesmo especiais como o soco com impulso ou o chute giratório. Não use socos ou chutes comuns de combos, pois ela destonteará e você perderá a chance);
- Faça isso quatro vezes, lembrando que ela te atacará cada vez mais rápido;
- Ao derrotá-la, pegue a chave que ela tinha consigo e então você iniciará automaticamente a Fase 9.
Fase 9 - Metropolis (Metrópole)

Tipo: Normal

Aparência: Cidade grande da 10ª Dimensão

Dificuldade: 6/10
O nome já diz tudo, esta é uma cidade grande com muitos prédios, a qual vai exigir muita exploração para encontrar jóias, não espere por algo fácil quanto a isso, pois você terá de entrar em prédios e becos e checar cada canto. Não se assuste se ver algum ambiente de caos por aqui, pois para uma cidade da 10ª Dimensão, será completamente normal. Tenha cuidado com a grande quantidade de inimigos também. Como houve com o Chefe 9, apenas Caco é controlável no momento. Se estiver jogando como 2 Jogadores, o jogador que não estiver controlando Caco poderá jogar um divertido mini-game baseado em Tetris em seu lado da tela, o qual poderá render vidas, wumpas e máscaras Aku Aku extras ao jogador que estiver jogando com Caco durante a gameplay, então os jogadores poderão continuar se ajudando e também poderão inverter o controle do mini-game e de Caco a qualquer momento com o L3. Vale lembrar que alguns lugares só serão acessíveis para os movimentos do Crash, o que significa que você precisará voltar a esta fase mais tarde quando Crash for controlável novamente para cumprir alguns objetivos. A chefe desta fase é Nina Cortex, com quem você acabou de lutar, o que significa que não precisará buscar pelo chefe da fase ao menos. Você tem dois caminhos a seguir aqui, se ir para o outro lado da metrópole, você irá para a Fase 12, mas se subir ao topo prédio mais alto subindo por dentro pelos andares você irá a Fase 10.

Fase 10 - Lunar Satelite Base (Base de Satélite Lunar)

Tipo: Normal

Aparência: Base espacial lunar

Dificuldade: 6/10
VÍDEO 10 (que passará logo que Caco chegar à cobertura do prédio mais alto da Fase 9)
Crash acordará da pancada que levou do soco dado por Nina, notando que está no meio de uma rua da cidade. Ainda tonto, Crash segue andando sem perceber que estava entrando no portão de uma base militar espacial e entrando direto dentro de um elevador no pátio, o qual o levou para dentro de um foguete que ali estava, o qual logo é lançado ao espaço. Caco assiste o lançamento de onde estava em cima do prédio, até que o foguete sai da de seu campo de visão e logo sai da atmosfera. Não demora muito e esta nave estaciona em um satélite próximo a lua. Agora, parecendo menos tonto e mais lúcido, Crash sai de dentro do foguete que havia estacionado no compartimento de entrada de foguetes da base e então prepara-se para adentrá-la, a fim de explorá-la.
FIM DO VÍDEO 10
Aqui ocorrerá o contrário da Fase 9, apenas Crash será jogável no momento. Se estiver como 2 Jogadores, o jogador que não o estiver controlando estará jogando um mini-game, porém será um mini-game diferente, desta vez será um baseado em Arknoid. Com respeito a fase, ela não chega a ser grande, mas é bem protegida por máquinas. Determinados locais de jóias só serão acessíveis por Caco, o que significa um retorno para cá mais tarde, quando Caco se juntar a Crash na aventura novamente. Seguindo um formato mais linear do que aberto, o chefe encontra-se basicamente no fim da fase.
Chefe 10 - Pinstripe

Dificuldade: 6/10

Barra de vida: -----
- Quem é o guarda da base? Nada mais, nada menos que Pinstripe e sua metralhadora, que estará no centro de uma sala cercada de painéis de controle;
- Corra em volta de Pinstripe para fazer ele atirar nos painéis de controle para dar curto-circuito;
- Quando a munição dele acabar, gire para jogá-lo nos painéis e fazê-lo levar um choque;
- Faça isso cinco vezes, lembrando que o tempo em que os painéis ficaram em curto-circuito será cada vez menor ao mesmo tempo em que a capacidade de munição dele aumenta;
- Não terá como você voltar a Fase 9 por enquanto, só poderá ir a Fase 11, a qual você poderá acessar a partir daqui quando um buraco de saída se abrir no teto desta mesma sala ao mesmo tempo em que em um compartimento em baixo de uma das mesas de controle se abre, revelando uma jetpack ali, a qual você terá de pegar para prosseguir pela porta do teto.

Fase 11 - Space Battleground (Campo de Batalha Espacial)

Tipo: Jetpack

Aparência: Área espacial próxima à Terra da 10ª Dimensão

Dificuldade: 6/10
Nesta fase, Crash usará a boa e velha jetpack como já foi dito, onde você terá de detonar inimigos dentro e fora do satélite e na lua oval da 10ª Dimensão. Também é possível ver a Terra da 10ª Dimensão, imagine-a com as mesmas cores deste mapa de satélite:
 


Diferente das fases de jetpack do Crash Bandicoot 2, esta aqui será aberta para você explorar todo o espaço em volta do satélite e da lua da 10ª Dimensão e acredite que será muito divertido fazer isto, mesmo com algumas jóias em locais de difícil acesso. Apesar de que você poderá voltar com Caco aqui mais tarde, Crash será suficiente para cumprir tudo o que você precisa cumprir nesta fase. O mini-game para o jogador que não estiver controlando Crash no modo de 2 Jogadores desta vez será um divertido shooter. O chefe desta fase encontra-se na superfície da lua, em um determinado lugar após certo tempo de fase.

CONTROLES DA JETPACK:

X = ir para frente
BOLINHA = ir para trás
QUADRADO = giro (Crash); soco (Caco)

TRIÂNGULO = chute (Caco)

L1 = virar para a esquerda

R1 = virar para a direita
Chefe 11 - Tiny Tiger

Dificuldade: 6/10

Barra de vida: -----
- O velho Tiny estará de volta, armado com seu velho arpão e portando uma jetpack nas costas a sua espera. Assim que você chegar, sua jetpack é desligada, tendo de controlar Crash em terra como faz em fases de tipo Normal;
- Tiny tentará te esmagar (que novidade...), mova-se para não ser atingido por seus pisões;
- Tanto sua movimentação como a dele estarão mais lentas e com pulos mais altos devido à falta de gravidade, não será tão fácil evadir-se;

- Aguarde até que Tiny tente acertá-lo com o arpão, enterrando-o e fazendo-o ficar preso ao chão;

- Aproveite o momento e dê um giro nele;
- Faça isso por três vezes lembrando que ele usará a jetpack para controlar a gravidade e te esmagar mais rápido nas vezes seguintes, lhe deixando em desvantagem;
- Agora ele fugirá de você com a jetpack e portanto a sua jetpack será ligada novamente para você persegui-lo pela superfície lunar;
- Tome cuidado com os obstáculos e possíveis objetos que ele tentará atirar em você;

- Ao alcançá-lo, acerte-o com um giro;
- Novamente repita o processo e Tiny explodirá derrotado;
- Depois de satisfeito em explorar a fase, você poderá voltar para o satélite por dois lados diferentes, por onde veio para o final da Fase 10 ou pelo outro lado, pelo compartimento de estacionar naves, onde encontra-se o foguete e o início da Fase 10. Entrando no foguete agora permitirá que você volte a Fase 9, jogando com Caco no topo do prédio onde ele parou anteriormente.

VÍDEO 11

Crash entra na nave, estando pronto para voltar. É então que ele nota algo interessante em baixo do banco, um par de bazucas muito parecidas com a que ele tinha em casa. Sorrindo ele tira uma wumpa do bolso e coloca dentro de uma delas como munição, ligando sua mira a laser.

- Hihihaha! – disse ele, contente ao saber que havia encontrado duas ótimas armas para ajudar a sobreviver na 10ª Dimensão.

FIM DO VÍDEO 11

Fase 12 - Terror City (Cidade do Terror)

Tipo: Normal

Aparência: Cidade grande destruída da 10ª Dimensão

Dificuldade: 7/10

Voltando da Fase 11, você voltará para a Fase 9, o que significa que terá de vir até a entrada desta fase a partir dali, facilmente distinguível pelo setor mais destruído do outro lado da cidade. Eis então que chegando até a entrada, temos início a uma breve cutscene.
VÍDEO 12
- Crash! – gritava Caco enquanto caminhava pela rua, procurando-o, já estava anoitecendo quando ele nota que aquela parte da cidade estava muito destruída, parecia que uma guerra havia ocorrido ali. – Cara... isto me lembra o porquê eu evitei vir até a civilização enquanto estive neste mundo.
FIM DO VÍDEO 12
Esta fase será como a Fase 9, porém durante a noite. Prepare-se para ver mais locais destruídos e ambientes de caos ainda piores do que a fase de onde veio, você será desafiado a explorar muito também, ainda que a fase tenha um tamanho menor em relação a Fase 9. Como apenas Caco é jogável no momento, como 2 Jogadores teremos um mini-game novamente para distrair o jogador que não estiver jogando, desta vez será um divertido jogo baseado em Snake, o famoso "jogo da cobrinha". Aqui também há lugares acessíveis apenas ao Crash para você ter de voltar mais tarde. O chefe encontra-se em um determinado local aberto da fase, em um grande estacionamento vazio, mas você precisa obrigatoriamente ter passado pela Fase 11 e derrotado o chefe de lá para que isso aconteça.
Chefe 12 - N. Gin

Dificuldade: 7/10

Barra de vida: ---------
VÍDEO 13

Passos pesados de uma poderosa máquina podiam ser ouvidos enquanto Caco olhava para cima preparado para lutar. Eis então que a enorme sombra daquele enorme robô com o tamanho de um prédio de três andares o cobre quando este chega a sua frente.

- Contemple o sobrevivente deste mundo, o 10th Destroyer! – disse N. Gin da cabine de comando.

- Heheh. – riu Caco, ao coçar o nariz com o dedo. – Isso vai ser excitante...

Eis então que Caco parte com uma voadora para acertar a gigante máquina na perna direita, a qual obviamente não sofre dano algum, obrigando-o a rolar no ar para trás e aterrisar em pé no chão para evadir-se. É então que N. Gin tenta usar o braço esquerdo do 10th Destroyer para tentar esmagá-lo com a palma da mão, obrigando-o a rolar para o lado no último minuto.

- Incrível! – disse ao maravilhar-se com a velocidade e força da máquina que deixou uma marca no chão que se quebrou com seu golpe, ao mesmo tempo em que o preocupou com tal feito.

- A máquina suprema com o maior poder de fogo que já existiu será aquele que sobreviverá, heheheheh!

- Haho! – gritou uma voz no céu enquanto N. Gin ria.

É então que Crash chegava, descendo em sua jetpack para adentrar no campo de batalha. Portando as duas bazucas que havia encontrado, ele joga uma delas para Caco, que a pega com a mão direita e a posiciona em seu ombro com estilo.

- Parece que você encontrou armamento pesado enquanto esteve fora. – disse Caco antes de olhar para o 10th Destroyer novamente com um sorriso de confiança. – Vamos ver agora quem tem mais poder de fogo.
FIM DO VÍDEO 13
- Prepare-se para uma batalha difícil e ao mesmo tempo divertida contra N. Gin e seu 10th Destroyer;

- Crash estará de volta, o que significa que poderá ser controlado novamente e a função de troca de personagens está ativada outra vez, bem como os dois jogadores controlando cada personagem no modo de 2 Jogadores;
- Você terá de destruir duas metralhadoras lasers nos braços do robô, um laser no peito, quatro lança-mísseis nos ombros e mais dois lança-mísseis nas pernas;
- Mantenha-se movendo constantemente e fique atento ao padrão dos ataques;

- Com Crash, tenha certeza de que está seguro antes de parar e mirar para atirar e com Caco seja dinâmico, movendo-se enquanto atira, use a estratégia e personagem que melhor funcionarem para você;
- Quanto à munição da bazuca, fique atento às muitas caixas pelo local;
- Ao derrotá-lo, assista a épica explosão e então a Bazuca Wumpa está liberada para ser usada a qualquer momento durante sua aventura.

 

A PARTIR DAQUI VOCÊ SÓ PODERÁ CONTINUAR SE POSSUIR, NO MÍNIMO, 12 CHAVES.

Encaminhe-se de volta para a lanchonete na Fase 9 onde tudo começou para prosseguir para fases seguintes, onde de costume teremos uma cutscene quando você chegar.

VÍDEO 14
- Os garotos estão de volta à cidade! – disse Caco enquanto cumprimentava Crash, ambos felizes por terem se reencontrado vivos e inteiros.

É então que as quatros chaves que eles portavam em seus bolsos começam a agir por si próprias novamente.

- Ho oh... – falou Crash.

É então que as chaves sobem alto até o céu e novamente se posicionam em quatro cantos para formar um portal, mas desta vez, algo diferente se sucedeu, pois as chaves começaram a brilhar branco ao invés de preto e então surgiu um buraco branco, que soprava ao invés de sugar. Crash e Caco, que ainda estavam ali em frente à lanchonete, se entreolham enquanto usavam os braços para proteger-se do vento, não entendiam absolutamente nada. É então que OVNIs (WTF?) começam a sair de dentro do buraco branco e iniciam um bombardeio na cidade.

- Mas o que?! – perguntou-se Caco ao ver aquele estranho evento acontecendo.

Era hora de uma rápida escapada! Crash e Caco não pensam duas vezes em correr para não acabarem mortos ali. Próximo dali estava um aeroporto e logo ocorre a Crash a ideia de fugir com um dos aviões. Ele então segura o ombro de Caco para chamar-lhe a atenção e aponta com o dedo, Caco sorri enquanto eles se entreolham.

A cena então corta com eles já longe da cidade, dentro de um avião semelhante ao que Crash usa em Crash Bandicoot: Warped, com Crash na frente e Caco no banco de trás. É então que eles sofrem uma emboscada de dezenas OVNIs. Era hora da ação!

Fase 0 - ???? ?????? (??????? ?? ?????) - (caso corte o vídeo você não poderá jogar este evento especial)
Assim como os eventos que acontecem no Vídeo Inicial, isto não é encarado como uma fase. Seu objetivo aqui é lutar contra os OVNIs por pura diversão até sua vida se esgotar. Bata nas caixas que encontrar para coletar mísseis para atirar. Caso esteja jogando como 2 Jogadores, o jogador controlando Crash será responsável por pilotar, enquanto que o jogador controlando Caco será responsável pela artilharia.

CONTROLES DO AVIÃO:

DIRECIONAL ou ANALÓGICO ESQUERDO = pilotar aeronave

QUADRADO = girar (barrel roll)

BOLINHA = lançar míssel (segure o botão e aguarde a mira ficar verde e solte para disparar)
R1 = metralhadora

O avião de Crash e Caco estava prestes a cair!

- Mayday! Mayday! Estamos caindo! – gritava Caco e então Crash pega o único pára-quedas que havia ali. – Ei, dê-me isso!

Ainda sentados em seus lugares, começam a brigar pelo pára-quedas, puxando-o de um lado para o outro. Fica óbvio que aquilo não daria certo e acabam derrubando-o céu abaixo. Não restou nada a eles a não ser gritar desesperadamente.

- Foi uma honra conhecer você Crash...

- Haho...

Despediram-se ambos antes de continuar gritando. O avião deles cai no meio de uma floresta, causando uma grande explosão, enquanto que os OVNIs vão embora, certos de terem abatido seu alvo.

Apesar de tudo, a sorte parecia estar com a dupla, pois o avião caiu e cima de algo que parecia o buraco de um poço e a ambos foram jogados para dentro dele pelo impacto antes que fossem atingidos pela explosão. Crash abre os olhos e vê os escombros do avião que tamparam aquele buraco, ele levanta-se devagar e começa a se olhar.

- Ihaha! – gritou ele, feliz por estar vivo.

Caco logo faz o mesmo, olhando para os lados para saber onde estavam. Sem querer haviam descoberto um tipo de bunker secreto.

- Estamos vivos! – gritou ele. – Em todo o caso, não estou gostando nada deste lugar. Quem será que o construiu e para que?

Crash estende as mãos para o lado e ergue os ombros, querendo dizer que não fazia ideia a respeito disso também.

- É melhor nos movermos, quem sabe descobrimos isso e saída daqui também.
FIM DO VÍDEO 14

Fase 13 - Secret Bunker (Bunker Secreto)

Tipo: Normal

Aparência: Bunker subterrâneo

Dificuldade: 7/10
A última fase home do jogo é um verdadeiro labirinto, esteja atento em cada lugar em que passar e marque bem os locais por onde passa para não se perder. A fase é um tanto deserta no quesito de inimigos, porém espere por vários puzzles desafiantes que desfiarão suas habilidades em controlar cada um dos dois personagens jogáveis, necessitando que você alterne entre eles muitas vezes. O chefe desta fase encontra-se no mais norte do bunker, onde há uma escada com uma saída em uma clarabóia.
Chefe 13 - Evil Crash & Evil Caco

Dificuldade: 7/10

Barra de vida (Evil Crash): ---

Barra de vida (Evil Caco): ---
VÍDEO 15
Caco é o primeiro a sair pela clarabóia, com Crash empurrando-o com a cabeça para cima ao subir a escada. A saída havia dado em uma estranha e horripilante casa, a qual Crash notou haver certa semelhança com a própria casa onde ele mora em N. Sanity, era estranho. É então que um velho conhecido de ambos entra na pequena sala, um bandicoot de pele vermelha e dentes e garras de fera adentra a sala:
- Ah, é aquela fera que tentou me comer uma vez! – gritou Caco ao reconhecer Evil Crash, o qual acabou encontrando certa vez durante o tempo em que ficou preso na Décima Dimensão.
-Uou! - gritou Crash, ao reconhecê-lo do mesmo modo.
Evil Crash fica com água na boca, como se desejasse fazer deles seu alimento, ambos já se preparavam para lutar com ele quando mais alguém entra na sala pelo outro lado, cercando-os. Tratava-se de um garoto humano, com o mesmo tipo físico do Evil Crash, calça jeans com os joelhos rasgados, tênis branco e preto e uma camiseta azul escuro e vermelha, porém com as mangas arrancadas. Tinha cabelo espetado e um "N" tatuado na testa, somados a uma expressão assassina em sua face, aquela era uma versão da 10ª Dimensão do próprio Caco Human, a qual Crash não conhecia, ao contrário de Caco, que não só o conhecia como parecia ter contas a acertar com este.
- Você... Era você quem estava lá quando o Cortex deste mundo se sacrificou por mim. – diz Caco olhando para trás, com Crash posicionando-se com as costas em suas costas, de forma que ele estava de frente à Evil Caco e deixando Caco frente à Evil Crash. – Parece que vocês se juntaram afinal.

Ambos então começam a andar lentamente na direção de Crash e Caco que ali estavam cercados e em guarda.

- Heheh... – riu Crash, parecendo confiante para o combate.

- É isso aí Crash, vamos dar a eles uma boa surra! – disse Caco ao ficar confiante e se posicionando para o combate.
FIM DO VÍDEO 15
- Prepare-se para usar muito de trabalho de equipe trocando de personagens nesta luta e lembre-se sempre do mesmo padrão: contra Evil Crash, use o Caco e contra Evil Caco, use o Crash. Esteja atento para trocar a luta inteira, pois eles trocarão aleatoriamente e a qualquer hora durante a batalha, será como enfrentar dois chefes ao mesmo tempo, cada um com sua forma específica de derrotar;
- A batalha ocorrerá ali mesmo dentro da casa, ou seja, a maior dificuldade não será a luta em si, mas o espaço pequeno para executar suas ações, locomova-se para outros cômodos se houver necessidade;
- Outro detalhe é que cada um deles terá seu próprio medidor de vida separadamente e lutarão em turnos, trocando-se mutuamente, igual ao jogador quando está jogando e utiliza o L3 para trocar entre Crash e Caco. Como 2 Jogadores, ambos estarão ao mesmo tempo executando seus movimentos, igual aos jogadores, o que muda um pouco a dinâmica da batalha neste modo;
- Confira abaixo a forma de derrotar cada um deles:

EVIL CRASH

            - Evil Crash inicialmente tentará atacar com um giro constante no lugar onde estiver, o qual jogará rajadas de vento pelo chão para serem puladas;

- Saque a bazuca e atire enquanto pula com Caco, o tiro fará com que ele pare o giro e fique tonto;

- Aproveite os segundos que ganhou e antes que ele se recupere, use uma sequência de combos para diminuir sua vida;

- Agora Evil Crash avançará, tentando acertar seu personagem com invertidas para acertá-lo com suas garras, use o pulo duplo de Caco para facilitar o desvio dos ataques;

- Faça com que ele acerte a parede e fique tonto e então repita o processo de acertá-lo com combos;

- E agora Evil Crash atacará com investidas como da primeira vez, usando as paredes para saltar e pegar impulso, desvie do que puder ou use um soco ou chute no exato momento que ele for te acertar, isso irá aparar o golpe;

- Tente fazê-lo acertar a parede de novo, será mais difícil desta vez e então use combos para deixá-lo finalmente fora de combate.

EVIL CACO

- Evil Caco inicialmente atacará com uma sequência de combos, use giros de Crash para aparar os ataques e jogá-lo para trás até que o mesmo se canse;

- Ataque-o agora para ele ter sua vida diminuída;

- No passo seguinte ele usará golpes em investida, os quais serão altos e Crash poderá desviá-los com sua deslizada;

- Aguarde até ele se cansar e repita o que fez antes;

- No final ele atacará de forma semelhante ao Evil Crash usando as paredes, porém será muito mais rápido;

- Será impossível de desviar? Não, pois os ataques dele novamente serão altos, tudo o que você precisará fazer é ficar andando abaixado e ele não irá te atingir;

- Fique atento ao timing dos ataques e pule no momento exato para atingi-lo com uma cabeçada do Crash, o que fará ele cair cansado para você repetir o processo de antes e vencê-lo.
- Se por acaso você derrotar um antes de outro, o que sobrar continuará atacando de acordo com o padrão, porém claro, sem mais trocas no meio da luta;
- Após derrotar os dois você poderá explorar a casa e encontrar a Gema Vermelha que está escondida ali. A única saída da casa é por aonde você veio pelo bunker, tudo mais estará trancado.

VÍDEO 16

Crash e Caco descem a escada voltando ao bunker.

- Eu não acredito que esse bunker tem uma saída em Twinsanity Island! Nós sequer estávamos perto quando caímos com o avião, deixamos a ilha logo que entramos naquela torre e passamos pelo portal, isso não faz sentido, nem mesmo para este lugar! – refletia Caco. – Algo muito estranho está acontecendo aqui, parece que alguém está controlando nossas ações e esse lugar ao seu favor, parece que estamos dentro de um jogo de sobrevivência e as chaves são um tipo de prêmio. Precisamos explorar mais o bunker, talvez encontremos esses cretinos.

Crash e Caco então olham para a câmera do jogo na direção do jogador (é você mesmo), de forma a fazer uma piada de quebra de Quarta Parede.

FIM DO VÍDEO 16

Fase 14 - Precursor Ruins (Ruínas Precursoras)

Tipo: Normal

Aparência: Ruínas subterrâneas com tecnologia

Dificuldade: 8/10
Uma região a oeste do bunker só irá ser aberta se você possuir ao menos 13 Chaves, é a partir de lá em que se encontra um elevador que desce ainda mais fundo para esta fase. O nome desta fase é um tributo a Jak & Daxter, no entanto, a fase em si parece mais um tributo às ruínas da série MegaMan Legends, pois você se sentirá dentro de uma das ruínas que MegaMan Volnutt explora em dita série, ainda que não haja muita diferença com as ruínas do centro do planeta que vemos em Jak 3. Bem, dito isto, expliquemos a fase, que funciona de forma bem linear ao invés de aberta, verdadeiros colossos robóticos e desafiantes puzzles o aguardam. O chefe da fase encontra-se no final da mesma, alguém com quem Crash e Caco já se encontram antes na aventura, mas que acabou escapando de suas mãos.
Chefe 14 - Dr. Neo Cortex (2)

Dificuldade: 8/10

Barra de vida: ------
VÍDEO 17
Crash e Caco chegam a uma sala, onde havia uma espécie de laboratório improvisado. Eis então que a dupla avista o cientista que havia montado tal laboratório naquele lugar.
- VOCÊ!!! – exclamou Caco, com uma voz cheia de ódio.
- Gwaha! – gritou Cortex, derrubando das mãos as poções que estava misturando. - New?! Como chegou aqui?!
- Uou! – gritou Crash ao reconhecer Cortex.
- E você trouxe meu arquiinimigo.
- Chegou a hora da vingança tio! – dizia Caco, aproximando-se dele. – Você escapou da última vez, mas juro que agora não deixarei você escapar!
- Eh, New, que tal deixarmos o passado no passado, hein? Vamos começar de novo! – dizia Cortex apavorado enquanto afastava-se para trás.
- Não me chame de New! Eu odeio esse nome ridículo!

- Crash, socorro! – gritou Cortex por ajuda.

Crash não sabia o que fazer e apenas assistia Caco alcançar Cortex, erguê-lo pelo colarinho e dar-lhe um soco que o jogou contra a porta de metal que havia do outro lado. Ainda tonto, Cortex se levanta e abre a porta, passando por ela a fim de fugir.

- Eu já disse que não vou deixar você escapar! – gritou Caco antes de segui-lo.

- Haho! – gritou Crash, antes de fazer o mesmo, indo atrás de Caco.

Ao seguirem pela porta, eles acabam em uma sala enorme daquelas ruínas tecnológicas com paredes de metal, a qual era alta e sustentada por vários pilares, um lugar perfeito para uma batalha. Cortex corria, até que tropeça e cai, ao virar-se, Caco se aproximava dele com um olhar que lhe assustava. Encurralado, ele retira do bolso um controle remoto e aperta um botão, é então que uma clarabóia no teto se abre, por onde uma espécie de armadura robô com pouco mais de dois metros de altura cai até o chão, na frente de Caco e Crash, fazendo-os frear bruscamente.

- Tem sido dias difíceis de sobrevivência, por isto descobri este lugar, por isso montei um laboratório secreto aqui e usei a tecnologia deste lugar para criar a armadura perfeita! A CortexCombatArmor!

Cortex salta para dentro da armadura pela cabine aberta que havia em cima e logo então os joelhos flexionados da mesma se erguem, pondo-se em pé e ligando-se.

- Seu covarde! – gritou Caco. – Eu vou destruir seu brinquedo e depois farei justiça por tudo o que me fez!

- Crash, seu miserável! – Cortex começou a falar. – Você o infectou! Seus genes, sua presença, sua influência estão causando tudo isto! Se não fosse por você, eu não teria ter de destruir meu próprio sobrinho! Eu vou destruí-los, destruí-los os dois! MWAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!

- Uou! – respondeu Crash com um murmúrio de preocupação.
FIM DO VÍDEO 17
- Cortex estará usando a CortexCombatArmor, uma espécie de armadura que amplifica suas habilidades naturais;
- Sua primeira atitude será tentar te esmagar com os pés;
- Use Crash e afaste-se, a uma distância segura, segure L2 para sacar a bazuca e com o modo mirado e preciso do Crash, atire para atingir a armadura de Cortex, já que esse é o único meio;
- A armadura sofrerá um slowdown e cairá inerte no chão, flexionando os joelhos, troque para Caco e use seus combos para quebrar a armadura;

- Você terá de repetir esse processo duas vezes, já que na segunda vez ele fará o mesmo, porém levemente mais rápido;
- Agora ele começará a te perseguir socando o chão rapidamente, corra para não ser atingido;
- Continue com Caco e fique desviando e quando tiver a oportunidade, saque a bazuca e comece a atirar enquanto se move;
- Depois de alguns tiros, a armadura sofrerá outro slowdown, mas desta vez, raios elétricos impedirão que Caco se aproxime para dar combos, troque para Crash e use a deslizada por baixo, nas pernas da armadura, que cairá deitada no chão e então use a esmagada do Crash, que é mais potente para poder quebrar a armadura;
- Você terá de fazer isso duas vezes, a segunda será mais difícil obviamente;
- Agora então, com a armadura já bem danificada, Cortex começará a girar os braços dela em volta do corpo, perseguindo você como um pião;
- Use Caco e seu pulo duplo ou Crash e seu giro helicóptero no momento certo para atingir a cabeça de Cortex com o painel de controle;
- A armadura sofrerá de slowdown novamente, use Caco para quebrar a armadura com combos como na primeira parte e assim que os danos gerarem eletricidade, troque para Crash e faça o que fez na segunda parte, deslizando e esmagando;
- Faça isso duas vezes, na segunda vez a armadura se desmontará por completo então é só dizer adeus ao Cortex.
VÍDEO 18
Diante de sua armadura destruída, Cortex estava indefeso, Caco o segura pelo colarinho outra vez:

- Socorro! – agonizava Cortex por ajuda.

- Haho! – gritou Crash aproximando-se.
- Não interfira nisso Crash, isto é assunto meu!

A tragédia estava prestes a ocorrer quando um feixe de luz surge ali próximo deles:

- Porudega!

- Aaak! – gritou Crash ao reconhecer o ser que apareceu, tratava-se obviamente de Aku Aku.

- Caco, pare com isto! – ordenou Aku Aku. – Acaso você tem alguma noção do que está fazendo?!

- Tenho, estou cobrando minha dívida. – respondeu. – O mundo também será um lugar melhor sem gente como ele que brinca com a vida dos outros como se fosse um deus.

- Não, você não tem. – afirmou Aku Aku. – Essa vingança está cegando você. Não percebe que, se você fizer isso, irá se tornar alguém como ele? Sei que sofreu muito aqui por conta dele, mas sujar suas mãos não irá apagar esse sofrimento, ele só aumentará.

- Cale-se, já lhe disse antes que eu não ligo para isso!

- Um sábio filósofo certa vez disse "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena". – falou Aku Aku, uma frase tão profunda que imediatamente mudou a expressão de fúria que Caco demonstrava. – Sua alma está se corrompendo por sua vingança, apenas olhe o que está fazendo e entenderá.

Caco analisava a situação, desta vez com outros olhos que lhe permitiam ver o que estava acontecendo, sentiu asco de si mesmo.

- O que eu estou fazendo? Que tipo de monstro eu me tornei? – perguntava-se, largando Cortex no chão.

- Você superou todo o sofrimento e pode construir um novo caminho, vencendo o passado e olhando para o futuro.

Cortex aproveita a oportunidade para fugir e ainda em choque, Caco resolve deixá-lo ir. Crash vai até ele e o abraça.

- Obrigado Crash.

É então que depois de um momento de silêncio, o abraço é desfeito.

- Estou orgulhoso do que fez Caco. – disse Aku Aku.

- Obrigado Aku Aku. – agradeceu Caco. - E a propósito, o que faz aqui?

- Eu também fui sugado e fiquei preso aqui.

- Sério? E só agora achou a gente?

- Como assim crianças?! – perguntou Aku Aku em uma histeria cômica. – Eu estava com vocês este tempo todo! Vão me dizer que não notaram?!

Crash e Caco se entreolham e nada respondem.

- O que vocês acharam que eram as máscaras que protegiam vocês cada vez que quebravam caixas Aku Aku?!

Crash e Caco se entreolham novamente e nada respondem.

- Ah, esqueçam, vou fingir que nada aconteceu e me fingir de ausente de novo!

Crash e Caco se entreolham e levantam os ombros, indicando que não se importavam se Aku Aku dialogasse com eles ou não.

- Argh! – disse Aku Aku frustrado, afastando-se deles.

É então que a chave de prêmio cai do céu e Crash salta para agarrá-la no ar.
FIM DO VÍDEO 18

- Seguindo em frente pela porta do outro lado daquele salão, você irá parar em um corredor, onde a porta está alta do chão, corredor esse que é o corredor inicial da fase, ou seja, desça e pegue um atalho para voltar para o elevador e de volta para a Fase 13.

Fase 15 - To the Center of Earth (Para o Centro da Terra)

Tipo: Normal

Aparência: Área rochosa subterrânea

Dificuldade: 8/10
Para chegar a esta fase você descerá por um buraco que se abrirá do chão rachado em um dos corredores do bunker próximo da entrada da Fase 14, logo que você voltar de lá, buraco esse por onde não terá como voltar. Sua missão agora é descer ao centro da terra negativa, ou seja, é uma fase mais linear, tenha um bom olho na escuridão da caverna, aproveite os vaga-lumes que encontrar nas áreas sem iluminação e fique atento as áreas de gelo, isso mesmo, gelo. Pouco antes do fim encontramos o chefe, ou melhor, os chefes.
Chefe 15 - Team Cortex

Dificuldade: 9/10

Barra de vida: ------------
VÍDEO 19
Crash e Caco corriam pela caverna, até que em uma área aberta são pegos por uma emboscada, quatro figuras conhecidas os cercam, Cortex havia voltado com seus fiéis capangas, N. Gin, Tiny Tiger e Dingodile.

- Foi por isso que uma pequena parte de mim ainda não queria ter deixado você ir. – disse Caco ao posicionar-se para o combate ao lado de Crash, atento aos seus inimigos que lhe cercavam.

- Nunca pensei que vocês poderiam ser um time tão poderoso que chegaria tão longe neste jogo de sobrevivência, e pensar que ambos são criações minhas que voltaram-se contra mim. – disse Cortex. – Porém, isso já deixou de ser pessoal, sou eu quem precisa sobreviver e para isso farei o que for necessário! Separados, nenhum de nós teve chances, mas juntos derrotaremos vocês e chegaremos a tão ansiada saída daqui!

N. Gin chama sua versão da CortexCombatArmor, Dingodile armou-se com seu lança-chamas, Tiny estava apenas com seus músculos mesmo, enquanto que Cortex tinha em mãos sua pistola de raios e flutuava em seu planador.

- Algo está diferente em você tio, o que está acontecendo?

- Eu descobri tudo o que está acontecendo neste lugar e portanto preciso conseguir as Chaves do Caos e sobreviver a todo o custo!

- Chaves do Caos?

- Time Cortex, destrua-os!
FIM DO VÍDEO 19
- Que tal enfrentar quatro chefes ao mesmo tempo? Em uma arena grande, Dingodile estará no centro com os demais próximo a ele e irá disparar um tiro contínuo, corra em volta dele para não ser atingido;

- Aguarde para N. Gin adentrar, que usará a armadura saltando para tentar te esmagar com os pés;

- Faça com que o tiro de Dingodile acerte N. Gin, não fique próximo neste momento, pois haverá uma explosão;

- Olho agora, pois com N. Gin e Dingodile tontos, Cortex entrará em ação, perseguindo-o com o planador enquanto usa sua pistola para atirar continuadamente enquanto Tiny começará a pegar umas pedras para atirar em você;

- Tente usar Caco e seu pulo duplo para fazer com que Tiny mire, atire e acerte Cortex;

- Agora ficará apenas Tiny ali atirando pedras, use Crash e seu giro para quebrá-las enquanto se aproxima dele e quando o fizer, troque para Caco e use combos até que ele caia;

- Tendo feito tudo isso, você terá diminuído a barra de vida quatro vezes respectivamente, repita todo o processo por mais duas vezes, totalizando três vezes, lembrando que as coisas ficarão cada vez mais difíceis na medida em que a batalha prosseguir;

- Depois de derrotar os quatro, siga até o final da fase, que é justamente o centro da Terra da 10ª Dimensão e o seu núcleo.

 

Fase 16 - Spacetime Continnum (Contínuo Espaço-Tempo)

Tipo: Normal

Aparência: Contínuo Espaço-Tempo como o do final de Crash Bandicoot: Warped

Dificuldade: 10/10
VÍDEO 20
Quando Crash e Caco chegam ao centro da Terra, uma coisa logo lhes chamou a atenção, o núcleo era gelado, o frio de graus Celsius negativos os paralisava.

- Oh, como eu odeio este lugar... – comentou Caco enquanto batia os dentes.

É então que as três chaves que haviam coletado desde que chegaram ao bunker saem de seus bolsos e cravam-se naquele núcleo, que envolto pela energia negra, transforma-se em um portal negro, muito semelhante aos portais do tempo gerados pela Time Twister Machine do Crash Bandicoot: Warped.

- Oh, as malditas chaves de novo!

- Uou!

Não demora muito para que o portal os puxe. Novamente levantam-se do chão e olham em volta como das outras vezes para descobrir onde estavam. Aquele lugar estranho parecia até mesmo fora da própria 10ª Dimensão, um céu azul com um buraco-negro no infinito e uma área rochosa deserta. Uma fantasmagórica voz ecoa por aquele estranho lugar.
- Crash Bandicoot, Caco Human, meus parabéns, vocês conquistaram 15 Chaves do Caos e foram os vencedores do Jogo da Sobrevivência.

- Eu sabia que estavam jogando com a gente! – exclamou Caco.

- Nós lhe oferecemos a chance de sair voltar para casa se forem capazes de passar pelo desafio final de nossa morada e conquistar a última Chave do Caos. Mostrem-nos o que sabem fazer, ó sobreviventes!
FIM DO VÍDEO 20
O desafio final, esta fase à primeira vista não parece grande coisa, mas acredite, provavelmente é a mais difícil do jogo. Você iniciará em uma área aparentemente pequena, mas aos poucos irá descobrir que a fase é cheia de ilusões óticas e que há muita necessidade em ser inteligente para resolver puzzles, como um labirinto, será difícil e frustrante para avançar, ainda que não haja um inimigo sequer aí. Mesmo assim, a fase é curta e segue de maneira linear. Resolvendo todo o puzzle, finalmente temos a honra de conhecer o chefe da coisa toda.
Chefe 16 - Ghost Evil Twins

Dificuldade: 10/10

Barra de vida: ------
VÍDEO 21
As 15 Chaves do Caos que Crash e Caco coletaram durante a aventura se alinham no céu formando um grande portal por onde são sugados. No vazio, o céu era como o do local anterior onde estavam e o portal por onde saíram atuava como uma plataforma sólida. É então que a voz ecoa naquele lugar, com mais força.
- Muito bem, vocês venceram nosso desafio e estão prontos para o desafio final, vençam-nos e obterão a última Chave do Caos.
- Quem são vocês?! – perguntou Caco.
É então que duas sombras se revelam diante deles, dando forma a dois velhos conhecidos, que ambos Crash e Caco acharam que nunca mais veriam.
-Uou?! – exclamou Crash, surpreso.
- V-Vocês?! – exclamou Caco, surpreso.
- Isso mesmo, acharam que haviam se livrado de nós, Moritz e Victor?

- É Victor e Moritz, seu idiota! – repreendeu Victor. – O meu nome é que vem primeiro.

Os Evil Twins estavam diante de Crash e Caco mais uma vez, ambos eram como eles já conheciam, mas havia uma diferença que chamava a atenção, pois ambos eram espíritos sem corpos. Aku Aku então adentra o recinto e indaga a dupla:

- Crash os derrotou naquele dia, mas vocês fugiram vivos, o que houve com vocês?

- Não é óbvio, máscara estúpida? – respondeu Victor com uma pergunta. – Nós estamos mortos!

- Tivemos uma dolorosa e horrível morte quando cometemos o erro de nos esconder de vocês na casa do bandicoot selvagem que vive na ilha. – explicou Moritz. – Ser devorado vivo é uma triste forma de se morrer...

- No entanto, aquilo serviu para que nossas mentes frágeis evoluíssem ainda mais! Nossas habilidades telepáticas permitiram que nossas almas sobrevivessem por si próprias e elevassem nossas habilidades a um nível muito além do que nossos frágeis corpos limitavam!

- Quer dizer que vocês se tornaram um tipo de fantasma ou algo assim? – perguntou Caco.

- É tipo isso. – respondeu Moritz.

- Não, não é! – retrucou Victor.

- Não é? – perguntou Moritz, confuso.

- Nós nos tornamos verdadeiros deuses capazes de manipular a realidade desta dimensão e a moldamos ao nosso gosto para que vocês pudessem aproveitar do nosso jogo!

- Eu já imaginava algo assim, as coisas realmente estavam mais estranhas do que de costume. – falou Caco. – Coisas fora do lugar, acontecimentos anormais, mesmo para este lugar.

- No entanto, nossos poderes ainda são limitados e por essa razão tivemos de usar o Jogo da Sobrevivência.

- Mas afinal, o que é esse Jogo da Sobrevivência? – perguntou Caco. – O que pretendiam com ele?

- Ora caro Caco Human. – falou Victor. – O Jogo da Sobrevivência é um antigo ritual da 3ª e da 10ª Dimensão para a invocação das Chaves do Caos. Consiste em pegar um grupo de habilidosos lutadores de uma das dimensões e prendê-los para sobreviverem dentro da outra. A cada batalha vencida, o sobrevivente recebe uma Chave do Caos como prêmio e aquele que obter todas as dezesseis terá o direito de sair, enquanto que os outros ficarão presos para sempre!

- E o que vocês ganharam colocando todos nós uns contra os outros? – perguntou Caco. – Não se divertiram o bastante?!

- Nossa intenção não era essa. – respondeu Victor. – Tudo o que queremos são as Chaves do Caos! Essas chaves possuem um poder que vocês nem imaginam, abrir portais é apenas o básico do que elas podem fazer. Estas chaves são capazes de dar controle total sobre todas as dimensões aquele a quem as possuir! Com elas, nossos poderes chegarão ao seu potencial máximo, não só poderemos alterar a realidade desta dimensão por completo, como também poderemos ter o controle de alterar a realidade de forma absoluta em todas as dimensões do cosmos! Seremos os deuses de todos os mundos e ninguém poderá nos deter!

- Não é maravilhoso? – debochou Moritz.

- Vocês são uns monstros! – disse Caco. – São as piores coisas que meu tio já criou.

- Nós interrompemos a reunião do Uka Uka e demos uma forcinha para que o portal daquela lata velha colocasse a todos em nosso joguinho divertido. – disse Moritz.

- Não esperávamos que vocês estivessem lá, não esperávamos inclusive em ver vocês dois juntos como os vencedores! – disse Victor. – Vocês foram de grande ajuda, seu esforço rendeu quinze Chaves do Caos, tudo o que nos falta é derrotar vocês e assim teremos a última chave e todo o controle das realidades!

- Preparem-se para enfrentar os chefes finais do Jogo da Sobrevivência! Moritz e Victor!

- Eu já disse que é Victor e Moritz, seu estúpido!

Crash, Caco e Aku Aku então se posicionam para a batalha final.
FIM DO VÍDEO 21
- Agora a parada vai ficar séria, esta luta exigirá muito de sua visão e atenção, bem como foi a fase em si;

- Os Evil Twins começaram sumindo no ar e reaparecendo como muitas imagens em volta da plataforma;

- Saque a bazuca e comece a atirar para destruir as imagens, uma a uma;

- Quando acertar uma das duas imagens verdadeiras, ela irá se distorcer, seja muito rápido e mova-se, pois o Evil Twin atingido irá desaparecer e reaparecer atrás de você com uma aura fantasmagórica para te pulverizar;

- Neste momento, esse Evil Twin ficará sólido por alguns instantes, fique atento a sua cor, se for azul, chame Caco e use um de seus golpes especiais com deslizada (soco com impulso ou chute giratório), o que será suficiente para diminuir uma vida, mas se for verde, use a esmagada do Crash;

- Repita o processo com as demais imagens e o Evil Twin que restou;

- Agora eles formarão mais imagens em sua volta e começarão a disparar agulhas de energia em você, corra e, se estiver com Crash, poderá girar para defender-se;

- Assim que a oportunidade aparecer com um aliviar das agulhas em determinados intervalos, use a bazuca para repetir o processo de destruir imagens como antes, se for impaciente, tende usar Caco para atirar enquanto foge, mas não será um processo fácil;

- Tendo feito isso duas vezes, as coisas ficarão mais difíceis ainda, novamente eles farão como antes, formarão imagens e atirarão agulhas de energia, porém o chão onde você pisa começará a se quebrar como vidro e muitos buracos ficarão em seu caminho para complicar as coisas;

- Repita o processo de antes, pegue a chave e comemore, depois de uma batalha assim, você merece!
VÍDEO 22

Victor e Moritz começam a sumir como pó no ar, estavam sendo apagados da existência.

- O que está acontecendo conosco? Estamos morrendo?

- Claro que não, seu burro! Já estávamos mortos! – exclamou Victor.

- Isso dói, faz isso parar!

- Como isso foi possível, nós somos os seres definitivos que sobreviveram à morte, isso não pode acabar assim!

- Nem mesmo vocês são perfeitos. – afirmou Aku Aku. – Seus poderes não conseguem mais sustentar suas vidas sem um corpo, já é hora de descansarem em paz.

- Não! Nós devíamos ser invencíveis! Malditos Crash Bandicoot e Caco Human! – gritou Victor ao agonizar.

- Digam ao Doutor Cortex que o alpiste que ele nos dava era seco e ruim de engolir!

Ambos gritam enquanto seus espíritos deixam apenas partículas de luz que sobem no céu. Crash e Caco comemoram, dão um toque especial em sinal de amizade. É então que, sem os Evil Twins controlando a realidade, tudo ali começa a se despedaçar como vidro, deixando um fundo de vazio e escuridão por onde o trio cai.

Desacordados e caídos no chão, eles abrem os olhos, estavam onde tudo começou, naquele mesmo parque horripilante em Twinsanity Island, no exato local onde Crash e Caco haviam caído da primeira vez. A última chave então cai do céu, direto nas mãos de Crash.

- A última Chave do Caos... – disse Aku Aku.

- Wohoo! – vibrou Caco. – Temos todas as dezesseis chaves! Isso significa que podemos voltar para casa!

- Isso é verdade, mas e quanto aos que aqui ficarão? – perguntou Aku Aku. – Se formos agora, o portal irá se fechar definitivamente para eles e eles ficarão presos aqui para sempre, incapazes de passar por portais artificiais. Maus ou não, eles não têm culpa de terem sido envolvidos no jogo de Victor e Moritz.

- Tem razão mas, depois de tanto tempo, tudo o que eu queria era sair daqui e não voltar mais. – disse Caco, antes de voltar-se para Crash. – Crash, o que você quer fazer?

O bandicoot olha para a chave, pensativo, é então que ele vira-se e vai andando na outra direção, Caco e Aku Aku então o seguem.
FIM DO VÍDEO 22

 

Ao terminar o Vídeo 22, você voltará exatamente no início da Fase 1. Uma mensagem na tela irá aparecer, dizendo que você precisa coletar todos os Gems que ficaram para trás, então passe pelas fases em que você deixou estas jóias para coletar mais tarde por algum motivo. Para trocar entre as fases home, ou seja, entre as fases 1, 5, 9 e 13, as quais dão acesso às próximas três fases numeradas de cada local respectivamente, procure pelo portal de buraco negro nos seguintes pontos:

Park of the Nightmares -> torre central
Volcanic Ice Age -> caverna inicial
Metropolis -> lanchonete
Secret Bunker -> poço inicial

Os locais de acesso das fases continuam os mesmos, inclusive o das fases em que Crash e Caco separam-se durante a terceira home. Assim que você possuir todas as 96 Gemas, uma nova mensagem irá te orientar para que você volte ao início da Fase 1. Ao chegar lá, você notará que agora existe um grande portal de buraco-negro ali, formado pelas 16 Chaves do Caos. Ao aproximar-se, tem início um novo vídeo.

VÍDEO 23

Crash e Caco estavam de volta, haviam voltado para buscar a todos os vilões que os enfrentaram durante todo o tempo para levá-los com eles.

- Estão todos aí? – perguntou Aku Aku.

- Quase todos. – respondeu Caco. – Obviamente não trouxemos as versões minha e do Crash desta dimensão e infelizmente também não conseguimos encontrar meu tio e seus três capangas que nos atacaram antes de chegarmos aos periquitos, eu não sei o que houve com eles, talvez não tenham sobrevivido.

- Não temos tempo a perder! – disse Aku Aku – Todos, entrem no portal antes que ele se feche, é hora de voltarmos para casa!

FIM DO VÍDEO 23

 

Bem, você já conseguiu tudo no jogo, certo? Mas se olhar bem sua percentagem no menu de pausa, verá que a percentagem ainda é 98%, ou seja, faltam 2%. E de onde a percentagem restante virá? Da fase bônus, é claro, a aventura ainda não acabou. De volta à fase, entre no portal de buraco-negro para por fim sair da 10ª Dimensão.

NOTA => Diferente do que aconteceu no "Crash Bandicoot: Survival!" original, esta versão reconstruída desta fangame NÃO serve de prequela para os eventos de "Crash of the Titans", de modo que será considerado que a Linha do Tempo da série Titans ocorrerá separada da cronologia original por questões de coerência que eu não havia notado na época, mostrando isso através de um diálogo que vocês verão mais a frente. Em contrapartida, será possível encaixar "Crash Tag Team Racing" e até mesmo "Crash Nitro Kart 2" após este jogo, antes de dar início ao "Crash Bandicoot: The Arrival of the Apocalypse".

VÍDEO 24
Crash, Caco e Aku Aku finalmente saem da 10ª Dimensão depois de um intenso conflito, estavam de volta em N. Sanity Island, mas algo havia mudado:
- Oh não! – diz Aku Aku. – O que aconteceu aqui?
Juntando-se ao grupo de vilões, que estavam impressionados de mesmo modo com o que viam, nossos amigos veem N. Sanity em verdadeiro caos. Árvores e casas pegavam fogo, os habitantes fugiam assustados e o céu estava escuro, como uma tempestade que se preparava para cair. Cada um dos vilões foi para o seu lado, a fim de fugirem deste caos enquanto Crash, Caco e Aku Aku ficaram ali, sem saber o que fazer.

- Socorro! – ouvia-se a voz de uma garota em uma casa em chamas ali próxima de um bambuzal.

- Aku Aku, me dê invencibilidade! – ordenou Caco.

- Porudega! – disse Aku Aku, acompanhado de seus sons de tambores, ficando dourado e prendendo-se na face dele.

- Valeu! – agradeceu Caco antes de correr até a casa para salvar a garota, enquanto Crash ficou ali esperando.

Passando pelo fogo, ele adentra a casa e sai para fora com uma garota panda em seus braços. Aku Aku desprende-se da face de Caco e então ele a coloca no chão, logo de voltarem até Crash.

- Você está bem? – perguntou ele, ao ser surpreendido quando ela pulou em seu pescoço, lhe dando um abraço bem apertado.

- Meu herói...

A garota parecia ter gamado em Caco, Crash e Aku Aku ficaram ali olhando, rindo enquanto ele era enforcado pelo abraço dela.

- Qual é o seu nome? – perguntou Aku Aku, fazendo com que ela deixasse Caco em paz para lhe dar atenção.

- Meu nome é Yaya Panda, vivo aqui desde que fui abandonada como um experimento falho do Doutor Neo Cortex.

- Ah, que surpresa! – gritou Caco. – Meu tio trouxe até pandas da Ásia para fazer experiências aqui.

Ela lhe olha com um olhar que deixa Caco envergonhado neste momento, até que Aku Aku volta a falar com ela.

- Você sabe o que está acontecendo por aqui? Quem fez tudo isso?!

- Eu não sei explicar quem seria senhor, mas ouvi falar que é uma máscara mágica, assim como o senhor.

- Uka Uka... Eu deveria ter imaginado.

- Ainda bem que meu herói apareceu para salvar sua donzela em apuros... – disse ela ao envolver seus braços ao pescoço de Caco e apoiar sua cabeça em seu ombro, deixando-o com uma expressão inanimada de perplexidade.

Crash então toca em Aku Aku e faz um gesto que ele logo compreende.

- Tem razão, precisamos ir para casa ver como estão Coco e Crunch, vamos!

O trio então parte correndo, deixando Yaya ali:

- Não se vá meu herói, espere por mim! – gritou ela ao segui-los.

Quando chegam em casa, veem que ela ainda está de pé, mas em péssimo estado. Adentrando na casa, eles imaginam que todos estejam no laboratório da Coco, no porão, eles descem até lá e estavam certos, Coco, Crunch e os mascotes se encontravam lá dentro:

- Crash?! – disse Coco ao ver o irmão correndo para abraçá-lo. – Oh Crash, eu não conseguia mais abrir portais para buscar vocês na 10ª Dimensão, achei que tinha ficado preso lá para sempre, não acredito que está de volta!

- Aku Aku, Caco, vocês também voltaram! – disse Crunch. – Como conseguiram sair? E quem é essa?

- Meu herói... – dizia Yaya, que continuava agarrada em Caco, de modo a deixá-lo com uma expressão que visivelmente demonstrava incômodo, o mesmo não dizia uma palavra sequer.

- É uma longa história que contamos depois, o importante agora é saber o que está acontecendo e como Uka Uka fez isso tudo! – disse Aku Aku.

- Eu não sei o que houve na 10ª Dimensão, mas o mundo está estranho desde então, Uka Uka está absorvendo o poder refletido gerado pelo conflito que aconteceu lá e se tornou tão poderoso a ponto de causar o caos que presenciaram, já não sabemos o que fazer...

Logo de Coco dizer isto, Caco solta-se de Yaya e fica sério:

- O que devemos fazer é lutar. – disse ele. – Crash e eu já passamos por muitas coisas nos últimos dias e depois de ter conquistado a liberdade, eu não estou disposto a entregar as pontas. Acabamos de vencer dois semi-deuses e podemos fazer isto outra vez.

- Yeah! – exclamou Crash.

- Oh meu herói, você é tão corajoso... – disse Yaya, agarrando Caco outra vez.

- Ei, acalme-se! – disse Caco, tentando soltar-se.

- Eles estão certos. – disse Aku Aku. – Se conseguimos vencer Victor e Moritz no auge de seus poderes, também podemos vencer meu irmão, só precisamos acreditar em nós mesmos. Ouçam o que vamos fazer, vão até a aldeia do Papu Papu e peçam a ele que ajude a salvar todos os animais da ilha, enquanto isso, Crash, Caco e eu iremos ao encontro de Uka Uka e encontraremos um meio de derrotá-lo. Crianças, a batalha de nossas vidas está para começar.

FIM DO VÍDEO 24

Fase Bônus - World in Chaos (Mundo em Caos)

Tipo: Normal

Aparência: N. Sanity Island em caos

Dificuldade: 10/10
A fase inicia-se ali mesmo, na frente da casa do Crash. É a maior fase do jogo e um verdadeiro desafio também, puzzles arriscados, jóias em locais de difícil acesso, prepare-se para perder muitas vidas e explorar, explorar muito uma ilha em chamas. O chefe da fase não poderá ser encontrado, ou melhor, só pode ser encontrado através de uma cutscene, que só irá rodar quando você conseguir todos os Gems desta fase.

VÍDEO 25 (imediatamente após pegar a última Gema da fase)
- Venham! Enfrentem-me! Venham! Enfrentem-me... – dizia a voz de Uka Uka ecoando no céu em um tom ameaçador, chamando os heróis para que fossem enfrentá-lo.

Crash e Caco hesitam por um momento, nem sequer o viam, mas sentiam uma aura sinistra pairando no ar, algo que nem na batalha contra os Evil Twins eles tiveram uma sensação assim.

- Crash, Caco, não sei se iremos sobreviver. – disse Aku Aku. – Sei que estão com medo, eu também estou, jamais imaginei que meu irmão conseguiria um poder desta magnitude, mas nós somos a única chance. Deem tudo de si e tenham coragem, pois nossa maior batalha pela sobrevivência está prestes a começar.
FIM DO VÍDEO 25

Você volta a jogar a fase novamente após o Vídeo 25, exatamente de onde parou após pegar a última jóia, dali, siga ao norte de N. Sanity, Aku Aku te guiará até chegar a uma grande plataforma que havia ali no chão, a qual Uka Uka pareceu ter deixado ali para que fossem até ele.

Chefe Bônus (Final) - Nemesis Uka-Cortex

Dificuldade: 11/10

Barra de vida: ----------
VÍDEO 26
Crash, Caco e Aku Aku sobem na plataforma que começa a elevar-se até as tempestuosas nuvens escuras rodeadas das descargas elétricas dos raios que se formavam.

- Ajoelhem-se diante de seu deus, o grande Uka Uka! – disse Uka Uka, que surgiu diante deles como um ser supremo, com um brilho de luz branco que ofuscava seus olhos, a pressão que exercia fazia ambos Crash e Caco terem de se segurar para manterem-se em pé.

- Uka Uka, pare enquanto ainda há tempo! Nossa dimensão irá se destruir se você continuar com isso!

- Meu tolo irmão, nada irá se destruir se isso não for de minha vontade, consegui o que Victor e Moritz almejavam e não conseguiram, o poder supremo das Chaves do Caos!

Eis então que rodeando a ele, surgem as 16 Chaves do Caos, envoltas por um brilho branco como o do próprio Uka Uka.

- Como isto é possível? – perguntou-se Caco. – Essas chaves, elas ficaram no portal de saída da Décima Dimensão, como você as conseguiu?

- Eu sabia de tudo! – afirmou Uka Uka. – Assim que aquele portal surgiu sugando todos vocês, eu senti a presença daquelas bolas de penas e logo deduzi que se tratava do ritual do Jogo da Sobrevivência. Foi então que usei os Cristais do Poder que vocês mesmos haviam deixado no laboratório para absorver o poder refletido de todo o conflito, o poder refletido de cada Chave do Caos que vocês recebiam. Com isto fui capaz de trazer o seu poder até aqui e recriar as Chaves do Caos em nossa própria dimensão e agora possuo o poder supremo, o controle total sobre todas as realidades, todas as dimensões e nada poderá me deter!

- Não importa o que você se tornou, você precisa ser detido. – disse Aku Aku.

- E nós lutaremos até o fim, nem que seja a última coisa que façamos! – exclamou Caco.

- Hahaha! Sua resistência é inútil, o processo está quase completo, tudo o que preciso é de um corpo para poder usar todo o meu poder!

Eis então que um portal em forma de buraco-branco aparece acima de Uka Uka e dali caem Cortex, N. Gin, Dingodile e Tiny, os quais haviam ficado para trás anteriormente. Cortex, se levanta e olha maravilhado o que estava presenciando.

- Sim, SIM! Você conseguiu grande Uka Uka!

- E eu dividirei este poder com você. Una-se a mim Cortex, tornemos-nos o ser supremo que por fim escravizará toda a humanidade!

Cortex abre os braços enquanto Uka Uka posiciona-se sobre sua face, a tempestade de raios em volta da plataforma fica ainda mais forte, os corpos de Uka Uka e Cortex ficam envoltos por um brilho branco e por eletricidade, todos olhavam com medo, inclusive os mesmos capangas do próprio Cortex que ali estavam.

- Testemunhem meu poder! – disseram Cortex e Uka Uka, que haviam se tornado um único ser com uma voz dupla, ecoante e distorcida.

Com as duas mãos ele ergue Tiny e N. Gin levitando-os no ar. Assustado, Dingodile não pensa duas vezes e salta da plataforma, mesmo sabendo que poderia morrer ao cair de uma altura tão grande. Tiny e N. Gin começam a ter seus corpos distorcidos, suas formas começam a mudar, como se a realidade de seus corpos estivessem sendo alteradas. Tiny havia deixado de ser um tigre tasmaniano e tornou-se um tigre siberiano, vestindo uma roupa do exército (ou seja, era seu visual em Crash of the Titans). N. Gin continuava aparentemente o mesmo, mas sua pele se tornou acinzentada, bem como seu cabelo.

- O que você fez conosco?! – exclamou Tiny com uma voz fina ao olhar para suas mãos.

- Esta é a aparência de vocês em uma dimensão paralela. – afirmou ele. – Isto foi só uma amostra do meu poder, esta mudança não será permanente, vocês deverão voltar ao normal com o tempo.

Tiny e N. Gin são soltos e despencam céu abaixo como houve com Dingodile.

- Ele pode ver entre as dimensões e pode modificar as realidades! – exclamou Caco dando um passo para trás. – Isso é insano e assustador!

- Uka Uka e Cortex uniram-se em um só e tornaram-se Nemesis, o deus supremo! Agora mostrarei a vocês meu verdadeiro poder, venha a mim Décima Dimensão!

Novamente a realidade começa a ser manipulada, Nemesis Uka-Cortex estava unindo a 10ª Dimensão com a nossa dimensão, fazendo com que as criaturas da mesma começassem a se espalhar por N. Sanity. Mesmo assustados, Crash, Caco e Aku Aku preparavam-se para lutar. A batalha final se iniciava.
FIM DO VÍDEO 26
- O que é um jogo de Crash Bandicoot sem Cortex como o chefe final quando está do lado do mal, hein? E esta batalha será um verdadeiro desafio como nunca antes!
- Nemesis Uka-Cortex estará levitando, protegido por sua aura elétrica e usará suas duas mãos para lançar grandes descargas elétricas em você e se você chegar muito perto ele expandirá a aura em uma explosão;

- Fique atento com a maneira como ele se move, pois ele usará teletransporte;

- Outro artifício que será um porre de enfrentar será sua capacidade de mudar a realidade, fique MUITO atento a isso, pois um movimento errado neste momento pode lhe custar uma vida;

- A manipulação de realidade dele será aleatória, podendo ocorrer dos mais variados modos, como fazer a plataforma sumir por um segundo, exigindo que você pule neste exato momento; criar ilusões de si mesmo que conseguem emitir ataques como o verdadeiro, dificultando a evasão; tentar distorcer seu corpo para apagá-lo da existência diretamente, exigindo que você troque de personagem para salvar-se e por aí vai; siga as instruções indicadas na tela para cada vez que ele manipular, pulando ou desviando no tempo certo;

- Evada-se dos ataques até que uma caixa Aku Aku apareça ali com a mesma habilidade de manipulação de realidade do Nemesis Uka-Cortex, seja rápido e pegue-a antes que ele a destrua;

- Aproveite que está com a máscara e aproxime-se dele, fazendo ele lhe atacar com a expansão de aura eletricidade;

- Neste momento você perderá sua máscara e seu personagem ficará imóvel e ferido, mas Nemesis Uka-Cortex estará desprotegido de aura, troque de personagem e pegue as três caixas Aku Aku que irão aparecer atrás de você;

- Com a invencibilidade, acerte um golpe qualquer em Nemesis Uka-Cortex, o que fará com que ele perca um bloco da barra de vida, lhe custando a perda das três máscaras de uma única vez e da invencibilidade também;
- Faça isso por 10 longas vezes, lembrando-se que cada vez ficará mais impossível de prever seus movimentos e desviar-se de seus ataques.

VÍDEO 27
Crash, Caco e Aku Aku estão extremamente cansados, feridos e com as roupas rasgadas depois do intenso combate, mas tudo o que fizeram parecia em vão, pois seu inimigo parecia inabalável, apesar de ter levado muita pancada, ainda tinha muita energia de sobra e não parecia ter tomado dano algum.

- Tudo o que fizeram foi inútil, agora é a hora de destruir a todos vocês!

Um raio cai sobre Nemesis Uka-Cortex, que concentra todo o seu poder em suas mãos.

- Está tudo acabado, crianças. Não se culpem, pois fizemos o que pudemos... – disse Aku Aku, que já não podia manter-se no ar e cai sem forças no chão.

Caco de mesmo modo cai de joelhos e logo cai de bruços no chão, mas não queria se entregar ao resultado da luta. Ele então vê Crash ali, que estava quase tão mau quanto ele, mas ainda em pé.

- Crash! – disse ele com dificuldades, chamando-lhe a atenção. – Não desista! Sempre há uma chance de vitória... Eu acredito em você, todos acreditam em você... Apenas confie nos seus instintos e lute até o fim...

Caco já não tinha mais forças para falar e fecha os olhos. Crash tinha uma visível expressão de medo, nada do que ele havia enfrentado antes tinha aquela magnitude, mas tomando as palavras de Caco consigo, ele se enche de coragem ao olhar para seu inimigo e o pequeno bandicoot fica sério enquanto o vento esvoaçava seu pelos. É então que Crash olha com os olhos de lutador, como Caco fazia ao enfrentar seus adversários e vê uma abertura na posição de Uka-Cortex, seu peito estava vulnerável, mesmo protegido pela aura elétrica.

Confiante, Crash corre em direção ao seu inimigo para atingir aquele ponto.

- Morra Crash Bandicoot! – gritou Nemesis Uka-Cortex lançando seu ataque.

Crash estava correndo na direção do raio e salta, desviando-o, o ataque atinge a plataforma, causando uma enorme explosão. Surpreso, Uka-Cortex preparava-se para lançar outro ataque em Crash que vinha do salto em sua direção, pronto pra acerta-lhe um soco com toda a força em uma cena épica em slowmotion. Crash foi mais rápido e é então que, no último minuto, Crash, que não sabia socar, dá seu clássico giro, atingindo o inimigo em cheio no ponto em que mirava. A aura elétrica que rodeava Uka-Cortex se desfaz neste momento, Uka Uka se desprendeu da face de Cortex enquanto ambos eram jogados para trás.

Os corpos deles brilham e as Chaves do Caos se destroem. É vendo isso que Crash sorri cai descordado direto na explosão que havia ocorrido ali na plataforma anteriormente, a qual foi destruída completamente. As dimensões começam a voltar ao normal e uma leve chuva começava a cair.

 

[BLACKOUT]

 

[MENSAGEM NA TELA] HORAS DEPOIS...


Caco acorda em uma cama na casa dos bandicoots, assustado e todo enfaixado.

- Minha cabeça dói... Crash?! Onde está o Crash?!

Coco e Yaya cuidavam dele e se entreolham.

- Nós ainda não o encontramos... – disse Coco. – Nós só encontramos você e Aku Aku, que está bem e descansando agora. Não sabemos nada do meu irmão até agora, espero que Crunch traga boas notícias.

- Meu herói... – disse Yaya, abraçando-o na cama, ele sorri e desta vez retribui o abraço da garota.

Crunch então adentra ao quarto.

- Crunch? O que houve? Encontrou o Crash? – perguntava Coco.

- Eu sinto muito... – disse ele, entregando-lhe uma das luvas, a única coisa que havia encontrado dele.

Ela então começa a chorar, apertando aquela luva nas mãos. É então que outra surpresa acontece, Crash aparece adentrando o quarto com alguns ferimentos.

- Crash! – disse Coco, correndo para abraçá-lo.

- Crash, você está vivo! – disse Caco, pulando da cama, mas seus ferimentos não o permitiram ir longe e ele cai ali mesmo no chão em uma cena cômica que quebra o clima dramático em que todos estavam.

Papu Papu chega logo em seguida, tendo vindo com Crash, que começa a explicar o que aconteceu em seu idioma indígena.

- Obrigada Papu Papu...

- O que foi que ele disse, Coco? – perguntou Crunch.

- Ele disse que enquanto estava acolhendo salvando os animais e os residente da ilha em sua aldeia como nós combinamos, ele encontrou Crash que havia caído ali próximo e o tratou com ervas medicinais. Ele salvou a vida do Crash! Mais uma vez obrigada!

Papu Papu abaixa um pouco a cabeça, fazendo uma leve reverencia.

- Tudo está muito bem, mas o que aconteceu com Uka Uka e o Doutor Cortex?

- Eu não sei Crunch. – respondeu Coco. – Mas se Crash, Caco e Aku Aku sobreviveram, possivelmente eles conseguiram fazer o mesmo. A verdade é que eles irão demorar para se recuperar depois de tudo e com isso, um longo tempo de paz virá.
FIM DO VÍDEO 27

VÍDEO FINAL
Caco, Yaya e a tribo de Papu Papu ajudaram Crash e sua turma a reconstruir N. Sanity, que ficou ainda mais bonita do que era antes. Neste tempo, todos confraternizaram-se e aprenderam coisas juntos, Crash e Coco aprenderam muito a respeito de técnicas de combate com Caco, bem como Crunch, que compartilhou com ele seus segredos para ter uma força inabalável. Semanas se passam, Caco e Yaya ficaram como hóspedes ali até que Caco resolve ir embora:

- Caco, não vá, eu vou sentir sua falta, todos nós sentiremos sua falta. – disse Coco.

- Eu também sentirei falta de vocês, mas já está na hora de eu retomar minha vida de me fizeram parar, buscar por meus pais, seguir em frente.

- Então está indo mesmo, parceiro? – perguntou Crunch.

- Estou sim, grandão.

- Meu herói, não vá...

Caco olha para Yaya, que tinha um olhar triste, ela estava fazendo o que podia para segurar as lágrimas que inundavam seus olhos. Caco sorri.

- Você quer vir comigo?

- Eu?

- Sim! Vou precisar de minha maior fã comigo nesta aventura!

Recompondo-se, Yaya vai até Caco e sobe na garupa da moto que ele usaria para seguir viagem, abraçando seu abdômen.

- Eu te amo, meu herói...

Crash estava ali ao lado, muito triste pela ida daquele que ele já considerava seu melhor amigo, com quem tinha muito em comum e com quem dividiu muito durante a aventura que tiveram.

- Ei Crash! – gritou Caco, lançando-lhe uma wumpa em suas mãos, chamando-lhe a atenção. – Obrigado por tudo amigo, sentirei sua falta. E Aku Aku, obrigado por ter me mostrado que eu estava errado com minha ideia de vingança.

- Sou eu quem agradeço Caco. É bom saber que, mesmo a família do Doutor Cortex possui uma pessoa boa como você.

- Adeus a todos! Nos vemos em uma próxima vez!

Caco acelera, ele e Yaya partem pela estrada que seguia a floresta, com todos se despedindo. Crash corre até uma altura, seguindo a moto.

- Hyehaho! – gritava Crash, balançando a mão no ar, despedindo-se dele enquanto ele ia embora, segurando a wumpa que ele havia lhe dado em sua outra mão.
Começam então a passar os créditos do jogo, enquanto a cena elevava-se até o céu para mostrá-lo de forma panorâmica.
FIM DO VÍDEO FINAL

FIM DO ADVENTURE MODE (100%)


A diversão ainda não acabou! Pois você ainda poderá se divertir em batalhas sozinho ou contra os amigos de forma local ou online no Battle Mode, onde apenas o mais forte sobrevive!

 

O Battle Mode é composto pelos seguintes submodos:
- War! Mode;
- Survival! Mode;

- Boss Battle! Mode;

- Crash's Brick Game! Mode;
Vou explicar cada um logo abaixo:

WAR! MODE
Aqui você luta contra outros personagens em um pedaço de alguma fase existente ou não no jogo, onde você pode lutar, fugir, criar emboscadas para derrotar outros personagens e até atirar caixas de rochas como em Crash Bash, etc., será basicamente uma versão evoluída do Crate Crush do Crash Bash, com power-ups armas e afins. Os personagens usam medidores de vida e um mapa-bússola para indicar onde estão os adversários. Até 8 Jogadores poderão ser jogáveis e com possibilidade de jogar batalhas únicas ou torneios, além de poder jogar online. As arenas possuem variados tamanhos e foram retiradas e/ou baseadas em jogos anteriores do Crash e no próprio jogo "Crash Bandicoot:  Survival!". Confira abaixo a lista completa das arenas e como elas são liberadas:

 

Park of the Nightmares (Parque dos Pesadelos)
Retirada de: Crash Bandicoot: Survival!
Status: Já vem aberta desde o início.
Descrição: Jogue um ringue formado na área central do parque da Fase 1, Park of the Nightmares.

Negative Forest (Floresta Negativa)
Retirada de: Crash Bandicoot: Survival!
Status: Já vem aberta desde o início.
Descrição: Jogue em um pedaço da Fase 3, Negative Forest.

Twinsanity Beach (Praia de Twinsanity)
Retirada de: Crash Bandicoot: Survival!
Status: Já vem aberta desde o início
Descrição: Jogue em um ringue formado na área aberta da Fase 4, Twinsanity Beach.

Ernest's Farm (Fazenda do Ernest)
Retirada de: Crash Twinsanity
Status: Já vem aberta desde o início.
Descrição: Jogue pelos arredores da fazenda do Fazendeiro Ernest, em partes das primeiras fases do Crash Twinsanity. Nesta fase ele aparece como câmeo em sua fazenda.

Iceberg's Lab (Laboratório do Iceberg)
Retirada de: Crash Twinsanity
Status: Jogue o demo de Crash vs. Caco no Vídeo Inicial e vença a batalha para destravar esta fase.
Descrição: Jogue em uma pequena parte do lado de fora do Iceberg's Lab.

Academy of Evil (Academia do Mal)
Retirada de: Crash Twinsanity
Status: Entre em um prédio com um grande N minúsculo, igual o da testa da Nina na Fase 9, Metropolis, para destravar esta fase.
Descrição: Jogue do lado de fora da Academia do Mal.

Volcanic Ice Age (Era do Gelo Vulcânica)
Retirada de: Crash Bandicoot: Survival!
Status: Colete todos os itens das fases 5, 6, 7 e 8 para destravar esta fase.
Descrição: Jogue em um pedaço da Fase 5, Volcanic Ice Age.

Metropolis (Metrópole)
Retirada de: Crash Bandicoot: Survival!
Status: Colete todos os itens da fase Metropolis para destravar esta fase.
Descrição: Jogue em um pedaço da Fase 9, Metropolis.

Space Battleground (Campo de Batalha Espacial)
Retirada de: Crash Bandicoot: Survival!
Status: Colete todos os itens da fase Space Battleground para destravar esta fase.
Descrição: Jogue em um ringue na superfície lunar da Fase 11, Space Battleground, onde a gravidade limitada torna esta arena única em termos de física.

Secret Bunker (Bunker Secreto)
Retirada de: Crash Bandicoot: Survival!
Status: Colete todos os itens da fase Secret Bunker para destravar esta fase.
Descrição: Jogue em um pedaço da Fase 13, Secret Bunker.

 

Evil Crash's House (Casa do Evil Crash)

Retirada de: Crash Twinsanity; Crash Bandicoot: Survival!

Status: Derrote mais de 1000 inimigos e/ou sobreviva mais de 10 minutos no Survival! Mode para destravar esta fase.

Descrição: A menor e mais caótica arena do jogo, onde a batalha ocorrerá dentro da minúscula casa do Evil Crash.

Spacetime Continnum (Contínuo Espaço-Tempo)
Retirada de: Crash Bandicoot: Survival!
Status: Colete todos os itens da fase Spacetime Continnum para destravar esta fase.
Descrição: Jogue em um pedaço da Fase 16, Spacetime Continnum.

Atlantida (Atlântida)
Retirada de: Crash Team Racing; Crash Bash; Crash Nitro Kart 2
Status: Colete todos os itens da fase Awakening Lake para destravar esta fase.
Descrição: Você luta dentro de uma cúpula dentro do mar próximo a afundada Atlântida, semelhante a pista Roo's Tubes do CTR. Esta Atlântida se parece muito com a Atlântida do Crash Nitro Kart 2 para celulares.

Oxide's World (Mundo do Oxide)
Retirada de: Crash Nitro Kart 2
Status: Destrua mais de 50 OVNIs na demo da batalha contra os OVNIs no Vídeo 14 para destravar essa fase.
Descrição: Batalhe em uma área rochosa do Planeta Gasmoxia, onde a gravidade é limitada como na Space Battleground. A fase é idêntica as pistas Oxide Track e Star Track do Crash Nitro Kart 2 para celular.

 

N. Sanity Beach (Praia de N. Sanity)
Retirada de: Crash Bandicoot (1), Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back
Status: Encontre uma caixa de ferro "!" atrás de uma moita na Fase 3, Negative Forest, para destravar essa fase.
Descrição: Uma clássica selva da série Crash Bandicoot, dispensa apresentações. A nostálgica e inesquecível praia onde Crash inicia sua primeira aventura poderá ser encontrada aqui.

 

Tiki's Temple (Templo do Tiki)
Retirada de: Crash Bandicoot (1)
Status: Colete todos os itens das fases Negative Forest e Twinsanity Beach para destravar essa fase.
Descrição: Um templo com temas nativos ao estilo de The Lost City e Sunset Vista do primeiro Crash Bandicoot. Em uma das salas, Tikimon aparece como uma estátua, fazendo seu câmeo.

 

Snow Battle (Batalha na Neve)

Retirada de: Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back
Status: Encontre um chão de gelo rachado na Fase 7, The Top e quebre-o, usando a esmagada, dando acesso a uma caverna gelada secreta cheia de wumpas para destravar esta fase.

Descrição: Uma clássica fase de neve da série Crash Bandicoot que também dispensa apresentações. Penta Penguin pode ser encontrado como câmeo em uma parte da fase.

 

Stinky Sewers (Esgotos Fedorentos)
Retirada de: Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back
Status: descubra a parede secreta com três caixas de vida escondida na Fase 14, Precursor Ruins, para destravar esta fase.
Descrição: Fase estilo as fases dos esgotos do Crash 2, só que de livre circulação.

Dino Time (Hora do Dino)
Retirada de: Crash Bandicoot (3): Warped
Status: Morra 5 vezes seguidas em um mesmo rio de lava próximo ao fóssil de um dinossauro na Fase 5, Volcanic Ice Age, para destravar esta fase.
Descrição: Fase estilo Bone Yard, Dino Might! e Eggipus Rex do Crash 3, só que de livre circulação. Nesta fase, Baby T-Rex aparece como câmeo em um ninho.

Terminator Time (Hora do Exterminador)
Retirada de: Crash Bandicoot (3): Warped
Status: Derrote N. Tropy sem sofrer danos para destravar esta fase.
Descrição: Fase estilo Future Frenzy e Gone Tomorow do Crash 3, só que de livre circulação.

Tiny's Coliseum (Coliseum do Tiny)
Retirada de: Crash Bandicoot (3): Warped
Status: Encontre uma caixa Aku Aku falsa (é uma caixa que te da uma vida extra) na Fase 16, Spacetime Continnum, para destravar essa fase.
Descrição: Batalhe no ringue onde você enfrenta Tiny Tiger no Crash 3. A versão deste jogo é bem maior do que o original.

 

VR Hub System Room (Sala do VR Hub System)

Retirada de: Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex

Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex" em qualquer dos slots para destravar esta fase. Se estiver jogando no XBox 360, o save então terá de ser um save guardado de "Crash of the Titans" em seu HDD.

Descrição: Batalhe no Warp Room do VR Hub do Crash TWoC.

 

Velo's Citadel (Cidadela do Velo)

Retirada de: Crash Nitro Kart

Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Crash Nitro Kart" em qualquer dos slots para destravar esta fase. Se estiver jogando no XBox 360, o save então terá de ser um save guardado de "Crash of the Titans" em seu HDD.

Descrição: Jogue na Velo's Citadel do Crash Nitro Kart, que aqui serve como um grande ringue de livre circulação.

 

Motorworld

Retirada de: Crash Tag Team Racing

Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Crash Tag Team Racing" em qualquer dos slots para destravar esta fase. Se estiver jogando no XBox 360, o save então terá de ser um save guardado de "Crash: Mind Over Mutant" em seu HDD.

Descrição: Jogue na área central do parque de Motorworld. Ebenezer Von Clutch pode ser encontrado como câmeo aqui.

 

Mojo Room (Sala do Mojo)

Retirada de: Crash of the Titans

Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Crash of the Titans" em qualquer dos slots (ou armazenado no HDD, caso seu console seja o XBox 360) para destravar esta fase.

Descrição: Batalhe na Mojo Room onde você cumpre alguns desafios no Crash of the Titans.

Gone a Bit Coco (Saiu um Pouco Coco)
Retirada de: Crash Twinsanity (conteúdos cancelados)
Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Crash Twinsanity" em qualquer dos slots para destravar esta fase. Se estiver jogando no XBox 360, o save então terá de ser um save guardado de "Crash: Mind Over Mutant" em seu HDD.
Descrição: Existiu uma fase com esse nome que foi um dos muitos conteúdos removidos do Crash Twinsanity. Os conceitos dela foram reimaginados aqui e remontados em forma de uma arena para as batalhas deste modo. Aqui você poderá encontrar Evil Coco, personagem também removida de Twinsanity, como câmeo discutindo com a Coco original, como se fossem o lado bom e mal da consciência dela. Algo legal que dá para fazer aqui é jogar com Coco, já imaginou Coco dentro de sua própria mente vendo duas outras Coco como partes de sua personalidade?


Dragon World (Mundo do Dragão)
Retirada de: Spyro (3): Year of the Dragon
Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Spyro: A Hero's Tail" em qualquer dos slots para destravar esta fase. Se estiver jogando no XBox 360, o save então terá de ser um save guardado de "The Legend of Spyro: Dawn of the Dragon" em seu HDD.
Descrição: Esta fase é o mundo dos dragões de Spyro, mais especificamente o campo que vemos na primeira cutscene do Spyro 3. Aqui Spyro, Hunter e Bianca aparecem como câmeos.

 

Crash's Brain (Cérebro do Crash)

Retirada de: Crash Twinsanity; Crash Bandicoot: Survival!

Status: Derrote todos os chefes sem sofrer danos para destravar esta fase.

Descrição: Batalhe dentro do cérebro de Crash, o qual vemos no Vídeo Inicial.

World in Chaos (Mundo em Caos)
Retirada de: Crash Bandicoot: Survival!
Status: Termine o Adventure Mode com 100% para destravar esta fase.
Descrição: Jogue em um pedaço da Fase Bônus, World in Chaos.

 

Brick Dimension (Dimensão dos Blocos)

Retirada de: [Nenhum Jogo]

Status: Bata os recordes máximos dos quatro mini-games do modo Crash's Brick Game para destravar esta fase.

Descrição: Uma arena onde tudo é feito com blocos e onde jogadores de Minecraft e fãs de LEGO se sentirão em casa.


SURVIVAL! MODE
Se o nome do jogo é Survival!, então tem que ter um modo Survival não? Aqui seu objetivo é lutar contra inimigos simples, que Crash derrota apenas com um giro. Mas aqui virão muitos ao mesmo tempo para lhe atacar de maneira infinita, ficando cada vez mais complicado na medida em que o tempo passa. Você tem um medidor de vida e seu objetivo é derrotar o máximo de inimigos possível ou sobreviver o máximo de tempo possível, dependendo do estilo de jogo que você escolher quando selecionar este modo de jogo. As arenas são as mesmas do War! Mode e os inimigos irão variar de acordo com a arena escolhida. Este modo pode ser jogado apenas por 1 Jogador.

BOSS BATTLE! MODE

Este modo inicialmente vem bloqueado e é liberado assim que você derrotar um chefe no Adventure Mode. Aqui você poderá enfrentar de novo qualquer chefe do Adventure Mode e ainda pode cumprir desafios para deixar as coisas ainda mais interessantes, como derrotar o chefe sem sofrer danos ou derrotá-lo no menor tempo possível. A lista de chefes do modo é liberada na medida em que você vai enfrentando e derrotando os chefes no Adventure Mode, além de que enfrentá-los aqui também libera coisas, caso você os tenha deixado passar os requerimentos no Adventure Mode, tais como o requerimento para liberar a arena Crash's Brain, por exemplo. Os chefes em que você enfrenta em demos passarão a ser um desafio aqui também, com regras para vencê-los. Esse modo é jogável com até 2 Jogadores, apenas Crash e Caco são jogáveis, obviamente. Segue a lista de chefes:

- Caco Human (Demo do Vídeo Inicial);

- Villains (Demo do Vídeo Inicial);

- Ripper Roo;

- Koala Kong;

- Rilla Roo;

- Dr. Neo Cortex (1);

- Komodo Bros.;

- N. Brio;

- Dingodile;

- N. Tropy;

- Nina Cortex;

- Pinstripe;

- Tiny Tiger;

- N. Gin;

- OVNI Battle (Demo do Vídeo 14);

- Evil Crash & Evil Caco;

- Dr. Neo Cortex (2);

- Team Cortex;

- Ghost Evil Twins;

- Nemesis Uka-Cortex.

 

CRASH'S BRICK GAME! MODE

Este modo também vem bloqueado inicialmente. Este modo consiste em jogar livremente os mini-games que o jogador que não controla um personagem joga nas Fases 9, 10, 11 e 12 nos momentos da história em que Crash e Caco se separam. Este modo é liberado assim que você liberar um dos mini-games, que são liberados simplesmente jogando-os no Adventure Mode com 2 Jogadores:

- Crusher Brick Game (mini-game baseado em Tetris);

- Reflector Brick Game (mini-game baseado em Arknoid);

- Buster Brick Game (mini-game baseado em Shooter);

- Snake Brick Game (mini-game baseado em Snake).

 

 

PERSONAGENS JOGÁVEIS DO BATTLE MODE


A lista de personagens para você selecionar é vasta e boa parte deles faz parte do Adventure Mode. Cada personagem possui um dos três estilos de combate, o qual define sua movimentação básica e estilo de jogo no campo de batalha:


BALANCED STYLE –> Os personagens deste possuem uma movimentação básica e balanceada, consistindo em um ataque simples capaz de repelir alguns tipos de tiros de personagens Shooter Style e interromper combos de personagens Melee Style. Possuem uma movimentação completa para locomoção no campo de batalha, com deslizadas e capacidade de agachar e andar agachado, além de ótima força e resistência e serem os melhores na hora de usar caixas de rochas para atirar nos inimigos, verdadeiros paus para toda obra. Personagens deste estilo quando se armam com alguma arma encontrada no campo de batalha só podem usá-la como o Sniper Mode do Crash no Adventure Mode, ou seja, você segura L2 e mira com precisão, fazendo o personagem ficar imóvel e vulnerável neste momento. Os controles destes personagens são basicamente os que Crash possui no Adventure Mode.


MELEE STYLE –> Os personagens deste estilo têm uma resistência média e uma excelente agilidade, mas não são muito bons em força. O forte destes personagens é o combate corpo-a-corpo através de combos que pode derrotar seus inimigos rapidamente se estes não se cuidarem, principalmente porque estes personagens são extremamente eficientes quando combinam suas habilidades com os power-ups coletáveis. Sua movimentação rápida os permite mover-se rapidamente no campo de batalha. Quando se armam com alguma arma encontrada no campo de batalha, eles a utilizam como o Action Mode do Caco no Adventure Mode, ou seja, podem mover-se com a arma enquanto atiram, tendo pequena precisão de acertos. Os controles destes personagens são basicamente os que Caco possui no Adventure Mode.


SHOOTER STYLE –> Este estilo necessita que o jogador seja inteligente para utilizá-lo. Os personagens deste estilo são capazes de atacar a distância e possuem uma arma padrão o tempo todo para isto, a qual possui munição infinita. Sua movimentação é bem limitada no campo de batalha, de modo que é difícil para eles chegar a certos lugares e são muito vulneráveis aos danos. No entanto, são brutais no ataque a distância e quando estão armados com uma arma especial encontrada no campo de batalha, poderão ser mortalmente perigosos por saberem manipular tal arma melhor do que personagens dos outros estilos, eles podem mover-se armados e possuem uma precisão de tiro incrível. Os controles destes personagens são basicamente os que Cortex possui em Crash Twinsanity.

Confira abaixo a lista completa de personagens e a forma de liberá-los:


Crash Bandicoot
Status: Já vem liberado desde o início.
Estilo: Balanced

Caco Human
Status: Já vem liberado desde o início.
Estilo: Melee

Dr. Neo Cortex
Status: Já vem liberado desde o início.
Estilo: Shooter

Nina Cortex
Status: Já vem liberada desde o início.
Estilo: Balanced

Coco Bandicoot
Status: Já vem liberada desde o início.
Estilo: Melee

Crunch Bandicoot
Status: Já vem liberado desde o início.
Estilo: Balanced

Ripper Roo
Status: Derrote-o no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Melee

Koala Kong
Status: Derrote-o no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Balanced

Rilla Roo
Status: Derrote-o no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Shooter

Komodo Moe
Status: Derrote o chefe Komodo Bros. no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Shooter

Komodo Joe
Status: Derrote o chefe Komodo Bros. no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Melee

N. Brio
Status: Derrote-o no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Shooter

Monster N. Brio
Status: derrote o chefe N. Brio no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Balanced

Dingodile
Status: Derrote-o no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Shooter

N. Tropy
Status: Derrote-o no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Balanced

Pinstripe Potoroo
Status: Derrote-o no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Shooter

Tiny Tiger
Status: Derrote-o no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Balanced

N. Gin (CortexCombatArmor)
Status: Derrote os chefes N. Gin e Team Cortex no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Balanced

Evil Crash
Status: Derrote o chefe Evil Crash & Evil Caco no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Balanced

Evil Caco
Status: Derrote o chefe Evil Crash & Evil Caco no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Melee

Dr. Neo Cortex (CortexCombatArmor)
Status: Derrote-o no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Balanced

Victor
Status: Derrote o chefe Ghost Evil Twins no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Shooter

Moritz
Status: Derrote o chefe Ghost Evil Twins no modo Adventure Mode para liberá-lo.
Estilo: Shooter

 

Yaya Panda

Status: Termine o Adventure Mode com 100% para liberá-la.

Estilo: Melee

 

Papu Papu

Status: Termine o Adventure Mode com 100% para liberá-lo.

Estilo: Balanced

Damaged Crash Bandicoot
Status: Termine o Adventure Mode com 100% para liberá-lo.
Estilo: Balanced
Descrição: O mesmo Crash Bandicoot, porém danificado após um intenso combate. Este é o Crash que vemos no Vídeo 27.

Damaged Caco Human
Status: Termine o Adventure Mode com 100% para liberá-lo.
Estilo: Melee
Descrição: O mesmo Caco Human, porém danificado após um intenso combate. Este é o Caco que vemos no Vídeo 27.

 

Tawna

Status: Ganhe todos os torneios no War! Mode do Battle Mode para liberá-la.

Estilo: Balanced

 

Nitros Oxide

Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex" na percentagem máxima em qualquer dos slots para destravar este personagem. Se estiver jogando no XBox 360, o save então terá de ser um save guardado de "Crash of the Titans" na percentagem máxima em seu HDD.

Estilo: Shooter

 

N. Trance

Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Crash Nitro Kart" na percentagem máxima em qualquer dos slots para destravar este personagem. Se estiver jogando no XBox 360, o save então terá de ser um save guardado de "Crash of the Titans" na percentagem máxima em seu HDD.

Estilo: Shooter

 

Rusty Walrus

Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Crash Twinsanity" na percentagem máxima em qualquer dos slots para destravar este personagem. Se estiver jogando no XBox 360, o save então terá de ser um save guardado de "Crash of the Titans" na percentagem máxima em seu HDD.

Estilo: Balanced

 

Pasadena O'Possum

Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Crash Tag Team Racing" na percentagem máxima em qualquer dos slots para destravar este personagem. Se estiver jogando no XBox 360, o save então terá de ser um save guardado de "Crash: Mind Over Mutant" na percentagem máxima em seu HDD.

Estilo: Balanced

 

Tiny Tiger (Mojo Dimension)

Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Crash of the Titans" na percentagem máxima em qualquer dos slots (ou armazenado no HDD, caso seu console seja o XBox 360) para destravar este personagem.
Estilo: Balanced
Descrição: Tiny Tiger do Crash of the Titans, mas com a mesma movimentação do Tiny original.

 

N. Gin (Mojo Dimension) (CortexCombatArmor)

Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Crash of the Titans" na percentagem máxima em qualquer dos slots (ou armazenado no HDD, caso seu console seja o XBox 360) para destravar esta fase.
Estilo: Balanced
Descrição: N. Gin do Crash of the Titans e do Crash: Mind Over Mutant, mas com a mesma movimentação do N. Gin original.

Crash Bandicoot (Mojo Dimension)
Status: Entre no Battle Mode com um Memory Card contendo um save de "Crash: Mind Over Mutant" na percentagem máxima em qualquer dos slots (ou armazenado no HDD, caso seu console seja o XBox 360) para destravar este personagem.
Estilo: Melee
Descrição: O Crash Bandicoot de Crash of the Titans, com uma movimentação completamente diferente do Crash original.

 

 

VERSÃO MOBILE
Não tem muitos comentários a respeito da versão mobile do jogo lançada para celulares. Consiste basicamente em um pequeno Adventure Mode baseado no jogo original para consoles em forma de um plataformer em side-scroll, tendo ambos Crash e Caco como personagens jogáveis.

 

E isto é tudo! Chegamos ao fim da versão revisada do Crash Bandicoot: Survival!!

Espero que tenham gostado de ler esta fangame que eu tanto gostei na época em que a criei em 2011 e que agora reconstruí para deixá-la melhor, tirando o que estava ruim e explicando melhor o que eu havia imaginado na época. Quem sabe não a torno realidade algum dia, não perco em nada em sonhar, não é mesmo? Vejo vocês em uma próxima oportunidade e até mais!

 

Fagner (a.k.a. FagnerLSantos)

 
Contador de visitas: 793
1 Online